Transportes Porto de Lisboa cresce 15% no arranque de 2017

Porto de Lisboa cresce 15% no arranque de 2017

O movimento de contentores no porto da capital cresceu 20% no primeiro mês do ano, depois das quebras registadas em 2016 pela instabilidade provocada pela greve dos estivadores.
Porto de Lisboa cresce 15% no arranque de 2017
Pedro Elias/Negócios
Negócios 16 de fevereiro de 2017 às 17:26

O Porto de Lisboa arrancou 2017 com um crescimento global de movimentação de mercadorias de 15% face a período homólogo, anunciou em comunicado, assinalando que este desempenho marca "a recuperação do movimento portuário após a estabilidade e a paz social alcançadas durante 2016".

De acordo com o Porto de Lisboa, os resultados de Janeiro devem-se fundamentalmente ao segmento de contentores e de granéis líquidos com crescimentos em termos homólogos de 20% e 47% respectivamente, no que respeita ao total de tonelagem movimentada.

A carga contentorizada registou uma recuperação acentuada no que respeita a movimentação de TEU (unidade equivalente a um contentor) com um crescimento de 23% em relação a 2016.

No comunicado, o Porto de Lisboa salienta ainda o volume global de carga embarcada (inclui a carga de exportação) o qual atingiu cerca de 420 mil toneladas, tendo superado em 39% o valor registado no período homólogo de 2016.

 

Também o número de navios entrados em porto registou um crescimento em termos homólogos de 17,3% destacando-se o crescimento no número de navios de contentores em 38%.

No ano passado, o porto de Lisboa registou uma quebra de 18,7% no movimento de contentores, tendo sido o único porto do continente com desempenho negativo neste segmento no ano passado, de acordo com dados da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

O movimento de contentores no porto da capital ainda cresceu 52,2% no mês de Dezembro, mas não conseguiu recuperar todo o recuo provocado pela greve de 40 dias dos estivadores.

 


A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Parabéns 16.02.2017

Força Portugal

zed 16.02.2017

Nem crescendo 100%!.
Só para "atestar" a folha salarial daquela coutada de trogloditas comunistas são precisos movimentar muitos TEUs.
E sem esquecer os 10% de contribuição para o Partido dos Camaradas encarnados.

Conselheiro de Trump 16.02.2017

Expliquem la como e q fizeram para arrumarem com os armenios,e que os outros sectores publicos tambem querem crescer,suponho eu.Ja percebi que o livro de cavaco e um verdadeiro ALMANAQUE.Ao lado da biblia na cabeceira da cama,deve fazer jeito sobretudo ao atravessado.Tao humildes de pensamento,cegos

pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub