Automóvel Portugal à margem de recorde nas vendas de carros na Europa em Março

Portugal à margem de recorde nas vendas de carros na Europa em Março

Ao contrário da maior parte dos países europeus, que registaram aumento das vendas em Março, Portugal ficou-se por uma queda de 1,8%. Itália disparou 18% e Espanha cresceu mais de 12%.
Portugal à margem de recorde nas vendas de carros na Europa em Março
Sara Matos/Negócios
Paulo Zacarias Gomes 19 de abril de 2017 às 07:56

As vendas de automóveis no Velho Continente atingiram um recorde em Março, com 1,94 milhões de carros a saírem dos stands para as mãos dos proprietários, um aumento de 11% em termos homólogos. 

De acordo com os dados da Associação Europeia de Fabricantes Automóveis (ACEA na sigla em inglês), divulgados esta quarta-feira, 19 de Abril, a subida para o nível mais elevado teve uma ajuda conjuntural, com o efeito Páscoa este ano a fazer-se sentir em Abril.

A puxar pelas vendas - que beneficiaram sobretudo grupos como a Fiat Chrysler e a Renault, que "roubaram" espaço à gigante alemã Volkswagen e à Peugeot-Citroën - está a melhoria das condições económicas na Europa, com a queda do desemprego e o aumento da confiança dos consumidores.

A Bloomberg salienta que mesmo o Reino Unido, a braços com os efeitos da decisão de saída da União Europeia, viu a actividade crescer, no caso 8,4%. Já a Alemanha cresceu 11%, França subiu 7% e Itália disparou 18%. A vizinha Espanha avançou 12,6%.

Portugal esteve à margem deste crescimento, com as vendas de automóveis a recuarem 1,8% para 25.974 viaturas. Já no início de Abril a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) tinha dado nota de que o país tinha registado a primeira queda homóloga desde Maio de 2013, referindo na altura uma descida de 2,2% das vendas em termos homólogos, num total de 30.006 unidades vendidas.

Além de Portugal, só Finlândia, Irlanda e Letónia registaram quedas homólogas nas vendas entre os 28 da União Europeia.




A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 1 semana

O Estado cortou no investimento. A renovação do parque automóvel pelo Estado é parte muito importante desse investimento todos os anos.

comentários mais recentes
J Marques Há 1 semana

Aqui está uma boa noticia para o equilíbrio da n/balança comercial.

Esguicho Há 1 semana

Manuel, há outra coisa em que Portugal bate claramente os espanhóis : é no vandalismo dos adolescentes , dentro e fora de casa ! Ah...e também na mediocridade da classe política !

Manuel Há 1 semana

Estas notícias são tão falaciosas. Os salários em Espanha são muiiito superiores aos portugueses e os automóveis são muiiiitíssimo mais baratos, mas muiitíssimo. A única coisa em que Portugal bate a Espanha é nos privilégios dos políticos e no roubo do Estado e dos comerciantes.

Anónimo Há 1 semana

Há 2.466 jovens médicos para se candidatarem à formação especializada em 2018 para um número provisório de 1.719 vagas, uma diferença superior a 700. Se agora que vivemos no oásis das esquerdas unidas é assim, imaginem em 2018 que já tem à partida um buraco orçamental de 1.200 milhões de euros...

ver mais comentários
pub