Desporto Portugal assegura presença no Mundial 2018 após bater Suíça

Portugal assegura presença no Mundial 2018 após bater Suíça

Portugal está na fase final pela quinta vez consecutiva, ao bater a Suíça.
Portugal assegura presença no Mundial 2018 após bater Suíça
Reuters
Lusa 10 de outubro de 2017 às 21:39
 Portugal garantiu hoje um lugar na fase final do Mundial2018 de futebol, após ter efectuado a melhor fase de qualificação da sua história, em termos numéricos, para um Campeonato do Mundo, ao deixar fugir apenas três pontos.

Ao vencer a Suíça por 2-0, no Estádio da Luz, com um autogolo de Djourou e um tento de André Silva, a seleção portuguesa assegurou o primeiro lugar do Grupo B e vai participar pela sétima vez, e quinta consecutiva, numa fase final de um Mundial.

Portugal, que garantiu pela quinta vez o apuramento directo (em 2010 e 2014 necessitou de ir ao 'play-off'), terminou a fase de qualificação com 27 pontos, os mesmos dos helvéticos.

A única 'nódoa' aconteceu logo na jornada inaugural, quando foi derrotado na Suíça, por 2-0, seguindo-se nove vitórias consecutivas.

Mais pontos somados (30) só na caminhada para o Mundial2006, na Alemanha, mas nessa qualificação o grupo era composto por sete equipas e Portugal deixou fugir seis pontos, ao somar três empates.

Para o Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil, Portugal somou 21 pontos e foi obrigado disputar o 'play-off', depois de ter ficado no segundo lugar do Grupo F, atrás da Rússia.

O mesmo já tinha acontecido em 2010 (Mundial da África do Sul), mas com 19 pontos. Portugal foi segundo no Grupo 1, enquanto a Dinamarca ficou em primeiro.

Para estar no Coreia do Sul/Japão2002, a formação das 'quinas' venceu o Grupo 2, em igualdade pontual com a República da Irlanda, mas com vantagem no confronto directo, tendo somado 24 pontos e cedido três empates.

Na corrida para o México1986, numa altura em que as vitórias ainda valiam dois pontos, Portugal assegurou o segundo lugar do Grupo 2 com 10 pontos, menos dois que a Alemanha, numa campanha em que sofreu três derrotas.

Na primeira vez que participou na fase final de um Campeonato do Mundo, em Inglaterra, em 1966, Portugal venceu o Grupo 4, com nove pontos, tendo cedido um empate, que valeu o apuramento, e uma derrota, já depois de qualificado.

(Notícia actualizada às 22:17 com mais informação)



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub