Energia Portugal é dos países que mais energias renováveis consome na Europa

Portugal é dos países que mais energias renováveis consome na Europa

28% da energia consumida em Portugal é produzida através de fontes renováveis, o que corresponde a uma das percentagens mais elevadas entre os membros da União Europeia.
Portugal é dos países que mais energias renováveis consome na Europa
Sara Antunes 14 de março de 2017 às 10:40

O consumo de energia através de fontes renováveis tem aumentado em toda a União Europeia. Em 2004 apenas 8,5% da energia consumida provinha de fontes renováveis. Passados 11 anos, a quota foi fixada nos 16,7%, de acordo com a informação disponibilizada pelo Eurostat esta terça-feira, 14 de Março. A meta estabelecida para 2020 é de 20%.

 

Dos estados-membros da União Europeia (UE), em 2015, 10 já ultrapassaram inclusivamente as metas fixadas para 2020, com destaque para a Suécia, cuja percentagem ascende 53,9% e a meta era de 49%.

 

Em Portugal, 28% da energia consumida em 2015 foi produzida por fontes renováveis, o que compara com os 19,2% em 2004. O valor consumido através de renováveis em Portugal é o oitavo mais elevada entre os países europeus e o quinto mais elevado entre os países que partilham o euro.

 

A meta de Portugal para 2020 é de 31%, sendo o quinto valor mais elevado entre os todos os países da UE. Letónia, Áustria, Finlândia e Suécia têm metas mais ambiciosas, todas a partir dos 34%.


A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub