Energia Portugal e Marrocos assinam 12 acordos de cooperação com destaque para a energia

Portugal e Marrocos assinam 12 acordos de cooperação com destaque para a energia

Os primeiros-ministros de Portugal, António Costa, e de Marrocos, Saadeddine El Othmani, presidiram hoje, em Rabat, à cerimónia de assinatura de 12 acordos de cooperação bilateral entre os dois países no final da 13ª Cimeira Luso-Marroquina.
Portugal e Marrocos assinam 12 acordos de cooperação com destaque para a energia
Tiago Petinga/Lusa
Lusa 05 de dezembro de 2017 às 14:12

"Estes 12 acordos espelham bem a intensidade das nossas relações políticas e económicas", declarou António Costa em conferência de imprensa, tendo ao seu lado o homólogo marroquino.

 

Entre as 12 matérias acordadas, três são relativas a matérias energéticas, com particular destaque para um memorando no domínio das energias renováveis, tendo em vista uma cooperação triangular entre empresas luso-marroquinas em mercados terceiros.

 

Para enquadrar este acordo, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Teresa Ribeiro, assinou um memorando de carácter global para o desenvolvimento de uma cooperação triangular, ou seja, para acções conjuntas de Portugal e Marrocos em países terceiros.

 

Ainda em matérias económicas, os governos de Portugal e de Marrocos assinaram um acordo de cooperação entre as duas agências nacionais de energia, assim como compromissos em torno de áreas como o turismo, a geologia e minas - estes dois últimos assinados pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

 

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, assinou com o seu homólogo marroquino um acordo no domínio portuário e marítimo, e a secretária de Estado Graça Fonseca um acordo em matéria de "Governo digital e tecnologias de informação".

 

Portugal e Marrocos assinaram ainda documentos para colaboração em áreas como a saúde, emprego, trabalho e protecção social, modernização administrativa e para acções conjuntas no campo da cultural, particularmente ao nível cinematográfico e audiovisual.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub