Turismo & Lazer Portugal entre o top 5 dos destinos de seis aeroportos europeus

Portugal entre o top 5 dos destinos de seis aeroportos europeus

Três aeroportos de Portugal aparecem como os maiores destinos de viagens de avião de seis aeroportos europeus.
Portugal entre o top 5 dos destinos de seis aeroportos europeus
Bruno Simão/Negócios
Sara Antunes 04 de setembro de 2017 às 13:16

Dos 79 aeroportos europeus analisados, o aeroporto de Heathrow, em Londres, foi o que mais movimentou passageiros, em 2015, tendo movimentado mais de 1,5 milhões de passageiros em apenas uma rota, revelam os dados disponibilizados pelo Eurostat, que também disponibilizou um mapa interactivo onde é possível "viajar" e perceber quais os principais destinos de cada aeroporto.

 

A partir de Heathrow, o principal destino foi o aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, tendo transportado mais de 1,5 milhões de pessoas. O segundo foi o Dubai e o terceiro Dublin. O top cinco dos destinos dos passageiros que embarcaram no principal aeroporto do Reino Unido fica completo com Los Angeles e Hong Kong.

 

Em Portugal foram analisados os dados de quatro aeroportos: Lisboa, Porto, Faro e Funchal. O aeroporto da capital é o que movimenta mais passageiros mas, ainda assim, o maior destino dos passageiros que partem de Lisboa é menos de metade do correspondente de Heathrow. No ano passado, saíram de Lisboa pouco mais de 581 mil passageiros para o aeroporto de Barajas, em Madrid. Este foi o maior destino de saída de Lisboa. Paris, Madeira, Heathrow e Bruxelas completam o top cinco dos principais destinos de quem embarca em Lisboa.

 

Da Madeira, o maior destino é Lisboa, com 409,5 mil passageiros transportados. Porto, Gatwick, em Londres, Manchester e Paris foram os restantes destinos. A partir de Faro o principal destino foi Gatwick, com 376 mil passageiros transportados. Segue-se Manchester, Dublin, Bristol e Schiphol, em Amesterdão.

 

Já o Porto teve como principal destino Paris, com 372 mil passageiros. Lisboa surge em segundo, Geneva, Barajas e El Prat, em Barcelona, completam o top cinco.

 

Já como principal destino, Portugal surge no top cinco de seis aeroportos europeus: Madrid, Paris, Luxemburgo, Bruxelas, Eindhoven e Roterdão.

 

De Madrid foram transportados até Lisboa 593 mil passageiros. De Paris chegaram 518,6 mil. Do principal aeroporto de Bruxelas chegaram à capital 363 mil pessoas. Lisboa surge ainda como principal destino na cidade de Eindhoven, nos Países Baixos, com 81 mil passageiros. Já do aeroporto do Luxemburgo há dois destinos portugueses entre o top cinco: Porto com 82,7 mil passageiros e Lisboa, com 71 mil. A lista termina em Roterdão, onde Faro surge como o quarto maior destino, tendo chegado 54,5 mil passageiros à capital algarvia. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub