Automóvel Portugal produziu menos automóveis em 2016

Portugal produziu menos automóveis em 2016

Em ano de mudanças na Volkswagen Autoeuropa, o país produziu 143.096 veículos automóveis. Uma queda de 8,6%, atenuada por uma subida em Dezembro a rasgar a tendência.
Portugal produziu menos automóveis em 2016
Autoeuropa
Wilson Ledo 13 de Janeiro de 2017 às 15:59

O ano de 2016 fechou com uma queda de 8,6% na produção automóvel portuguesa. Saíram das fábricas nacionais 143.096 veículos, mostram os dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal divulgados esta sexta-feira, 13 de Janeiro.

Nem a subida registada em Dezembro, que inverteu a tendência dos meses anteriores, impediu que o ano terminasse em quebra. Nesse mês foram produzidos, em termos homólogos, mais 33,5% de veículos: 8.749.


O cenário surge num ano em que a Volkswagen Autoeuropa, a maior fabricante automóvel em Portugal, esteve a adaptar as suas instalações para arrancar a produção de um novo veículo. O desportivo T-Roc começa a ser fabricado em Palmela em Março, chegando ao mercado no final de 2017.


Além da Autoeuropa, destaca-se em Portugal a PSA Peugeot Citroën em Mangualde. Em Junho de 2015, o grupo francês anunciou que a unidade iria ser alvo de um investimento de 50 milhões de euros até 2018, para partilhar a produção de comerciais ligeiros com Vigo.


Os dados da ACAP mostram que também decresceu o número de viaturas exportadas em 2016. Foram 136.369 a seguir além-fronteiras, menos 14.144 ou 9,2% do que no ano anterior.


Alemanha (23,1%), Espanha (15,4%) e Reino Unido (11,5%) assumem-se como os mercados em destaque na Europa. Fora do Velho Continente, o destaque vai para a China com 6,2%.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
vieirica Há 6 dias

As bestas pedofes benfiquistas(seis milhoes de filhos da tupa), escumalha de diarreia quando pagam o que roubaram ao BES/novo banco?

pub
pub
pub
pub