Automóvel Pré-acordo na Autoeuropa foi chumbado

Pré-acordo na Autoeuropa foi chumbado

O segundo pré-acordo em quatro meses na Autoeuropa foi chumbado esta quinta-feira pelos trabalhadores da fábrica de Palmela.
Pré-acordo na Autoeuropa foi chumbado
Bruno Simão/Negócios
André Cabrita-Mendes 29 de novembro de 2017 às 23:12

Tal como se previa, os trabalhadores da Autoeuropa vetaram o segundo pré-acordo sobre os novos horários de trabalho levado a votação em quatro meses. Na votação de hoje, o não ganhou com 63%, contra 35% para o sim, avançou ao Negócios o coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT), Fernando Gonçalves.

 

A Comissão de Trabalhadores mantém-se em funções e vai marcar com a administração da Autoeuropa uma nova reunião para voltarem à mesa de negociações, referiu o mesmo responsável.

 

Com a chegada do novo modelo, o SUV T-Roc,  a administração quer começar a fabricar aos fins-de-semana para atingir a meta de 240 mil automóveis produzidos em 2018. Um primeiro pré-acordo laboral sobre a remuneração do trabalho ao fim-de-semana foi alcançado em Julho, mas foi chumbado pelos trabalhadores. A CT demitiu-se e a nova comissão, eleita em Outubro, fechou um novo pré-acordo a 20 de Novembro.

Mas, tal como aconteceu no primeiro pré-acordo, existia novamente o risco de os trabalhadores virem a chumbar o segundo pré-acordo, conforme alertaram os sindicatos Sindel e SIMA. O que veio, de facto, a acontecer.

 

Na semana passada, este segundo pré-acordo tinha sido chumbado nos três plenários realizados junto dos 5.700 trabalhadores da fábrica da Volkswagen.


(notícia actualizada às 23:32)




Saber mais e Alertas
pub