Imobiliário Preço das casas na freguesia lisboeta de Santo António sobe 46% num ano

Preço das casas na freguesia lisboeta de Santo António sobe 46% num ano

Santo António e Misericórdia são as freguesias de Lisboa com habitações familiares mais caras. São também as freguesias com maiores aumentos dos preços. Beato, Olivais, Santa Clara e Marvila apresentam os preços mais baixos.
Preço das casas na freguesia lisboeta de Santo António sobe 46% num ano
François Philipp
Diogo Cavaleiro 31 de outubro de 2017 às 12:36

Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Rua da Escola Politécnica, Rua Alexandre Herculano: estas são algumas das artérias da freguesia de Santo António, em Lisboa, a zona de Lisboa que registou os preços mais elevados na venda de alojamentos familiares entre Julho de 2016 e Junho de 2017. É, também, a área que registou o maior crescimento nestes 12 meses face ao período homólogo.

 

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta terça-feira, 31 de Outubro: o preço mediano de venda de alojamento está em 3.294 euros por metro quadrado na freguesia de Santo António no segundo trimestre de 2017. Um ano antes, o valor era de 2.254 euros por metro quadrado. Um avanço de 46,1%. Na capital, o aumento homólogo dos preços foi de 15,1%.

 

O valor mediano - o INE tem em conta a mediana (e não a média) para que o valor não seja influenciado por casos extremos que possam deturpar a avaliação – de Santo António (3.294 euros) compara com a mediana lisboeta de 2.231 euros por metro quadrado. 

 

A freguesia da Misericórdia, que junta espaços como o Bairro Alto, Bica, Santa Catarina e Cais do Sodré, é a segunda mais cara: o valor mediano é 3.244 euros por metro quadrado, mais 38,2% do que no segundo trimestre de 2016.

 

"No período em análise, também as freguesias Estrela, Belém, Alvalade, Campo de Ourique e São Vicente registaram, simultaneamente, um preço mediano dos alojamentos vendidos acima do valor da cidade de Lisboa (2.231€/m2) e taxas de variação, face ao período homólogo, mais expressivas que a verificada na cidade (+15,1%)", indica ainda o destaque do INE.

 

Não houve variações negativas nas freguesias, sendo que Marvila, Campolide e Santa Clara são as que tiveram as evoluções homólogas menos expressivas. Olivais, Beato e novamente Santa Clara e Marvila são as freguesias da capital em que o valor mediano por metro quadrado das vendas de alojamentos familiares é mais baixo, em torno de 1.500 euros por metro quadrado. 

 

A nível nacional, Lisboa marca o preço mais elevado por metro quadrado (2.231 euros) quando a mediana portuguesa se situa nos 896 euros.

 

Esta é a primeira vez que o INE divulga as estatísticas de preços de habitação a nível local, destaque que terá agora periodicidade trimestral. Os números foram obtidos através de um protocolo assinado entre a instituição presidida por Alda Carvalho e a Autoridade Tributária e Aduaneira (IMT e IMI).




A sua opinião4
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 3 semanas

É uma santa alegria... vamos a aumentar salários na mesma proporção e viva o foguetório...
Será que este País é para extraterrestres ?

VENDAM IMOVEIS comprem BCP Há 3 semanas

o IMOBILIÁRIO está á BEIRA DO GRANDE ESTOIRO comprem MILENIUM BCP porque vai TRIPLICAR

Artyom Há 3 semanas

Thank you, Diogo! Have u heard about McFly? I accidentally found it

Blockchain-powered software platform for eVTOLs - flying vehicles with electric engines and vertical take-off/landing (like drones, but larger and able to carry people). (from its site: https://goo.gl/16oESe)

What do u think?

Anónimo Há 3 semanas

Façam o que a Niva Zelandia acabou de fazer: proibiu a compra de casas existentes por estrangeiros para evitar a especulação. Veríamos então quanto valem as casas da freguesia de Santo António.

pub