Energia Preços da gasolina em Portugal são dos mais elevados do mundo

Preços da gasolina em Portugal são dos mais elevados do mundo

A Bloomberg fez um apanhado dos preços da gasolina em todo o mundo. Portugal está entre os mais caros, com os impostos a sobressaírem.
Preços da gasolina em Portugal são dos mais elevados do mundo
Bloomberg
Sara Antunes 19 de abril de 2017 às 18:07

"Preços da gasolina no mundo: o real custo de abastecer". É assim que a Bloomberg apresenta a peça com os preços deste combustível no mundo, estabelecendo comparações para três indicadores: o preço efectivo, os gastos e disponibilidade financeira.

 

O país com o preço mais baixo é a Arábia Saudita, onde o litro de gasolina custa 0,24 dólares, segundo os dados da Bloomberg que têm como referência o primeiro trimestre do ano. O mais caro é registado em Hong Kong (1,91 dólares). Entre 61 países analisados, Portugal surge em 52.º, com o litro a custar 1,56 dólares.

 

Quando analisado o indicador da disponibilidade financeira, que avalia o que representa um litro de gasolina no rendimento diário médio dos países, em primeiro lugar surge a Venezuela e em último a Índia. No caso do país da América do Sul, o rendimento médio diário está nos 14,17 dólares, o que significa que um litro de gasolina representa 0,01% do rendimento de um dia de trabalho. No caso da Índia, um litro de gasolina representa 21,29% do rendimento diário médio.

 

Neste indicador, Portugal encontra-se no 38.º lugar. Com o rendimento médio diário a ser de 53,69 dólares, é necessário 2,91% do salário diário para comprar um litro de gasolina.

 

Já no que respeita aos gastos médios dos consumidores por ano, a Venezuela surge em primeiro lugar, com os consumidores a gastarem apenas 0,02% do salário médio por ano em gasolina. Em último lugar surgem os mexicanos, que gastam cerca de 3,86% dos seus rendimentos em gasolina.

 

Portugal está em 25.º. "Os consumidores gastam em média 141,84 litros de gasolina por ano, o que representa 1,13 do salário médio", explica a Bloomberg.


A sua opinião25
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado surpreso 19.04.2017

O "socialismo" sai caro

comentários mais recentes
Anónimo 24.04.2017

Enfiem la a bomba no COOL do Costa e de toda a esquerdalha, junto com todos os impostos, e toca a encher o tanque dele!

estouapau 20.04.2017

SURPRESO...
NÃO ME DOFA COM ESSA!

estouapau 20.04.2017

Preços da gasolina em Portugal são dos mais elevados do mundo

EM ALGUMA COISA TEMOS DE ESTAR NA LINHA DA FRENTE!
QUANDO COMEÇAREM A EXPLORAR O PETROLEO NO ALGARVE, VAMOS TER GASOLINA AO PREÇO DA CHUVA!
ESPEREM SENTADOS!

Certo 20.04.2017

Normal, Portugal tem os salarios mais elevados do Mundo. (estou a falar só dos Administradores, calma!)

ver mais comentários
pub