Transportes Primeiros socorros vão ser obrigatórios para tirar carta de condução

Primeiros socorros vão ser obrigatórios para tirar carta de condução

Aulas de primeiros socorros e a introdução de um sistema automático de alerta para emergências são algumas das 106 medidas do Plano Nacional de Segurança Rodoviária, conta o Público.
Primeiros socorros vão ser obrigatórios para tirar carta de condução
Bruno Simão/Negócios
Negócios 26 de dezembro de 2016 às 08:58

As aulas para tirar a carta de condução vão passar a incluir a prestação de primeiros socorros, segundo a edição desta segunda-feira, 26 de Dezembro, do Público. O jornal explica que esta é uma das 106 medidas que constam no Plano Nacional de Segurança Rodoviária (Pense2020), que vai estar em consulta pública até ao próximo dia 8 de Janeiro.

A colocação nos automóveis do novo sistema eCall, que consiste num sistema de alerta automático para casos de emergência e o estudo da introdução de dispositivos que obrigam os condutores a consultar a taxa de álcool no sangue antes de conduzir são outras das medidas que integram o plano. Este último sistema, conhecido como "alcohol locks", consiste em bloquear automaticamente o automóvel caso o condutor apresente uma taxa superior à exigida por lei.

Outra das mudanças propostas, segundo o mesmo jornal, passa pela obrigação de introduzir acções de formação para renovação da carta de condução depois dos 65 anos, uma medida que faz parte do Programa de Acompanhamento do Envelhecimento dos Condutores.

Contactadas pelo Público, várias associações do sector criticaram este novo plano por não especificar quando é que as medidas arrancam nem os recursos financeiros que serão necessários para avançar com a concretização destas medidas.

 

 


A sua opinião9
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
ANTONIO CASMARRINHA 28.12.2016

mas sera que alguém com o curso de 1ºs socorros fica habilitado a socorrer pessoas que sofrem acidentes de viação?
OU
sera que a geringonça quer arranjar mais uma negociata para as escolas de condução?

??? 26.12.2016

E porque não uma licenciatura em enfermagem ou em medicina? Não há pachorra, mais um esquema para meia dúzia se encher

Anónimo 26.12.2016

Gargalhada geral!!! Cambada de burros...Não sabem mesmo o que é andar na estrada...Primeiro façam uma viagem num carro e vejam as barbaridades dos condutores.... Fiscalização a sério, punir infractores obrigar a actualização nas escolas de conducao e fiscalizem as escolas de condução baratinhas..

pertinaz 26.12.2016

E QUE TAL SER OBRIGATÓRIO TER AULAS DE CONDUÇÃO ???

ESTA GENTALHA GOSTA MUITO DE COISAS OBRIGATÓRIAS SEM INTERESSE NENHUM...

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub