Media Prisa contrata Morgan Stanley para vender Media Capital por 450 milhões

Prisa contrata Morgan Stanley para vender Media Capital por 450 milhões

Segundo o El Confidencial, a Prisa já contratou o banco de investimento para vender a Media Capital, que tem na lista de interessados não só a Altice mas também a Sonae.
Prisa contrata Morgan Stanley para vender Media Capital por 450 milhões
Bloomberg
Rita Faria 09 de junho de 2017 às 10:24

A Prisa quer mesmo vender a Media Capital e já contratou o Morgan Stanley para levar a cabo essa alienação, com a qual pretende encaixar 450 milhões de euros. A notícia é avançada pelo El Confidencial, dois dias depois de a Bloomberg ter noticiado que a Altice está a estudar lançar uma oferta pela dona da TVI.

 

O jornal espanhol, que refere várias fontes financeiras e accionistas da Prisa, adianta que, após o fracasso da venda da editora de livros Santillana, a administração do grupo que detém também o El País tem sido pressionada para se desfazer da Media Capital e utilizar o dinheiro para pagar parte dos 958 milhões de euros em obrigações que vencem em 2018.

 

Apesar de, em entrevista à EFE, Juan Luís Cebrián (na foto), presidente da Prisa, ter garantido há uns meses que o grupo não pretendia vender mais nenhum activo, após ter colocado a Santillana no mercado, a empresa já contratou o Morgan Stanley para encontrar compradores para a sua participação de 95% na Media Capital "com urgência", segundo a mesma fonte.

 

Na quarta-feira, a Bloomberg já havia noticiado que a Prisa estava a intensificar os esforços para vender a dona da TVI, e que a Altice está interessada em apresenta uma oferta pela empresa que controla também a Rádio Comercial.

 

Além da Altice, o El Confidencial aponta a Sonae como outra das empresas interessadas em comprar a Media Capital.

 

Numa nota de análise divulgada esta manhã, o BPI considera que a eventual aquisição da Media Capital pela Sonae "poderia ter uma forte lógica estratégica para a NOS, na qual a Sonae controla com uma participação de 26% através de um veículo chamado ZOP". "A potencial aquisição seria um investimento considerável, longe do negócio central da Sonae e, portanto, pensamos que o mercado poderia questionar a alavancagem resultante e o nível significativo de diversificação longe do foco no retalho apreciado até agora", acrescentam os analistas.

 

O objectivo do grupo espanhol é encaixar 450 milhões de euros, um valor próximo do limite superior da avaliação que a Prisa faz da empresa, entre 300 e 500 milhões de euros, e da avaliação que o BPI tem da Media Capital, entre 270 e 480 milhões de euros.

 

Essa avaliação tem sido precisamente o entrave à alienação da Media Capital, que apresenta uma capitalização bolsista de 240 milhões de euros.

 

As acções da Prisa descem 4,07% para 2,145 euros, elevando para mais de 24% a desvalorização acumulada desde o início da semana. 




A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Marta Guimaraes 09.06.2017

Ó surpreso!
Cala a boca retornado ressabiado. Para lixo já chega o que escreves todos os dias no Observador com o nick victor guerra.

Marta Guimaraes 09.06.2017

Ó surpreso!
Cala a boca retornado ressabiado. Para lixo já chega o que escreves todos os dias no Observador com o nick victor guerra.

BCP 0.33 PRICE TARGET DETUSH BANK 09.06.2017

POIS MAS AQUI O SR TOLIÇES PEREIRA E A SUA EQUIPA DO NEGOCIOS NÃO DERAM ESSA NOTICIA PORQUE SERÁ PORQUE SERÁ QUE SÓ FALAM DE OUTRAS AÇÕES E O MILENUM BCP É SÓ PARA DEITAR ABAIXO QUEM ESTARÁ POR TRÁS DE VÓS ... eu sei ... mas .....

Punitor 09.06.2017

Ora bem meus senhores se a Media Capital vale 450M, quanto vale a Impresa por comparação?
Façam as contas. Impresa vai ter de subir, ai vai, vai...

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub