Indústria Produção industrial em Portugal contraria tendência e cresce em Outubro

Produção industrial em Portugal contraria tendência e cresce em Outubro

Portugal não só contrariou a tendência de quebra dos parceiros da União Europeia como registou a quinta maior subida na produção da indústria, revela o Eurostat.
Produção industrial em Portugal contraria tendência e cresce em Outubro
Paulo Duarte
Rita Faria 14 de dezembro de 2016 às 10:35

A produção da indústria portuguesa cresceu 2,2% em Outubro face ao mês anterior, revela o Eurostat esta quarta-feira, 14 de Dezembro. Esta subida contrariou a tendência de decréscimo dos parceiros da União Europeia, onde este indicador deslizou 0,3% em termos mensais. Já na Zona Euro, a descida foi de 0,1%.

 

Portugal não só contrariou a tendência como registou a quinta maior subida da produção industrial entre os Estados-membros da União Europeia, superado apenas pela Dinamarca (4,7%), Grécia (4,5%), Lituânia (2,7%) e Letónia (2,5%).

 

Segundo o Eurostat, a quebra de 0,3% registada na União Europeia justifica-se sobretudo com a descida de 0,7% na produção de bens não duradouros e de 0,5% nos bens intermédios.

 

No mês de Outubro, as maiores descidas foram registadas na Irlanda (-3,6%), Suécia (-2,9%) e Luxemburgo (-2,2%).

 

Em termos homólogos, a produção industrial na Zona Euro subiu 0,6%, em Outubro, enquanto na União Europeia cresceu 0,5%. Também neste caso Portugal contrariou a tendência, registando uma quebra de 1%.

 

Entre os Estados-membros da União Europeia, as maiores subidas foram registadas na Grécia (7%), Letónia (6,7%) e Eslovénia (6,6%) enquanto as maiores descidas aconteceram na Irlanda (-6,5%), Malta (-5,7%) e Luxemburgo (-2,2%). 




A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 14.12.2016

Acho curiosa a reação de algumas pessoas a noticias que se limitam a apresentar dados objectivos, como os factos não lhes agradam sugerem logo manipulaçoes e acusam a imprensa de oportunismo ou de revelar um certo viés ideologico ou partidário, ridiculo...

Anónimo 14.12.2016

As variações mensais valem muito pouco. Grave é que em relação a Outubro de 2015 desceu 1%.

Richard 14.12.2016

Contact Kayzed Consultants


Kayzed Helps the organization in getting ISO Certification and other significance done smoothly and cost effectively. Just fill the simple form and get in touch with us for any kind of services as ISO consultancy training, certification against various standards li

jose.ortigao@riopele.pt 14.12.2016

produção industrial desce comparativamente ao ano passado ao contrário dos outros países europeus que cresceram e o Negócios anuncia que cresceu. Mais um jornal a fazer o frete ao Costa. Saudades do jornal livre e independente. Devem estar a passar por dificuldades e mais vale agradar ...

ver mais comentários
pub