Indústria Produção industrial em Portugal foi a que mais subiu na UE

Produção industrial em Portugal foi a que mais subiu na UE

A produção industrial em Portugal avançou 1,9% em Julho e foi a que mais cresceu entre os países que compõem a União Europeia. No total, a produção das fábricas da Zona Euro avançou 0,1% e decresceu 0,3% na União Europeia.
Produção industrial em Portugal foi a que mais subiu na UE
Paulo Duarte
Ana Laranjeiro 13 de setembro de 2017 às 10:56

A produção das fábricas portuguesas foi a que mais avançou entre os países da União Europeia em Julho. Naquele período, a produção industrial nacional cresceu 1,9% face a Junho, tendo sido seguida de muito perto pela indústria irlandesa, cuja produção avançou 1,8% em Julho, de acordo com os dados publicados esta quarta-feira, 13 de Setembro pelo Eurostat.

O crescimento da produção industrial, tanto de Portugal como da Irlanda, está bem acima da média da União Europeia e Zona Euro.


Na União a 28, a produção das fábricas registou um decréscimo de 0,3% no sétimo mês do ano comparativamente com Junho. Este comportamento deve-se nomeadamente à quebra da produção de energia. Na Zona Euro, houve um aumento de 0,1%, impulsionada pela produção de bens de capital.

Se Portugal e a Irlanda lideram as subidas, por outro lado, a República Checa, a Hungria, Malta e a Eslováquia lideram as descidas, de acordo com o gabinete europeu de estatísticas.


Na comparação anual, o cenário é mais positivo, com a produção industrial na área da moeda única a subir 3,2%, à boleia do crescimento da produção de bens de consumo duráveis e dos bens intermédios. Na União Europeia a produção das fábricas cresceu 3,1%, também impulsionada pela evolução dos bens de consumo duráveis.


Os maiores crescimentos foram registados pela Eslováquia e Letónia. Por outro lado, as maiores descidas foram verificadas pela Irlanda e Dinamarca.




A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado TinyTino 13.09.2017

E o turismo... dizem as vozes da direita. LOL. Tristes. Se soubessem fazer contas.

comentários mais recentes
Incomparáveis 13.09.2017

Comparar o crescimento do prod. Indústrial de um país onde o seu valor pouco ultrapassa o que era antes da crise com o de outro país que há dois anos mais que duplicou o respectivo valor é puro exercício sem significado e enganador. Assim se vai manipulando a opinião publicada e publica.

TinyTino 13.09.2017

E o turismo... dizem as vozes da direita. LOL. Tristes. Se soubessem fazer contas.

Anónimo 13.09.2017

São só boas notícias nesta ilha das vacas felizes. Só é pena que não voem. As boas notícias, claro porque segundo esse camarada que por aí anda disfarçado de primeiro ministro, as vacas voam.

Anónimo 13.09.2017

não está mau

ver mais comentários