Indústria Produção industrial em Portugal volta a crescer em Maio

Produção industrial em Portugal volta a crescer em Maio

As fábricas portuguesas voltaram a aumentar a sua produção no mês passado, depois da descida registada em Abril. O sector da energia continua a contribuir para a subida.
Produção industrial em Portugal volta a crescer em Maio
Bloomberg
Rita Faria 30 de junho de 2017 às 11:53

Depois da quebra registada em Abril, a produção das fábricas portuguesas voltou a recuperar em Maio.

 

De acordo com os dados revelados esta sexta-feira, 30 de Junho, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a produção industrial aumentou 2,4%, no mês passado, face a Maio de 2016, após a descida de 1,2% em Abril, que quebrou um ciclo de cinco meses consecutivos de ganhos homólogos.

 

Todos os grandes agrupamentos foram determinantes para esta melhoria, com destaque para os bens intermédios e bens de investimento. A energia, com uma subida homóloga de 2,6%, também contribuiu para o avanço.

 

Na comparação em cadeia (em relação ao mês anterior), a produção da indústria nacional subiu, em Maio, pelo terceiro mês consecutivo. O acréscimo de 0,4% face a Abril, segue-se a subidas de 0,2% e 0,6% nos dois meses anteriores.

 

Neste caso, os agrupamentos de bens de investimento e energia foram decisivos para a variação do índice total, com ganhos de 3,5% e 2,9%, respectivamente.

 

Só o agrupamento de bens de consumo teve uma evolução negativa, com uma descida de 2,5% face ao mês anterior. 




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Cofina deve explicações ao mercado: jogo Há 3 semanas

A Cofina escreveu no último relatório de contas do 1T2017: "Paralelamente, a Cofina está a desenvolver novas unidades de negócio, destacando-se uma plataforma de jogo on-line, que deverá estar operacional durante o segundo trimestre de 2017." Passou o 2T2017 e ...nada.

pub