Turismo & Lazer PS quer medidas que promovam turismo científico e de saúde

PS quer medidas que promovam turismo científico e de saúde

Os deputados socialistas consideram ainda imperioso adoptar medidas que alarguem a procura turística a todo o território nacional, designadamente nos territórios do interior do país e de baixa densidade populacional.
PS quer medidas que promovam turismo científico e de saúde
Pedro Zenkl/Correio da Manhã
Maria João Babo 15 de maio de 2017 às 15:44

O Partido Socialista apresentou esta segunda-feira no Parlamento três projectos de resolução com vista à promoção do turismo científico e do turismo de saúde, assim como para o alargamento da procura turística a todo o território nacional.

Num dos projectos de resolução, o grupo parlamentar do PS pretende que a Assembleia da República recomende ao Governo a implementação de medidas que promovam o turismo de saúde junto dos mercados internacionais.

"O turismo de saúde consiste na realização de um tratamento específico para a cura de uma doença e representa aproximadamente 20% do mercado de saúde e bem-estar", afirmam os deputados socialistas.


Como acrescentam, "segundo um inquérito realizado aos consumidores, os países mediterrâneos como Espanha, Itália e França são os mercados cujos consumidores mostram uma maior intenção em realizar este tipo de viagens", sendo que "Portugal tem também recursos adequados para competir neste tipo de mercado uma vez que conta com uma grande variedade de estâncias termais e ainda uma ampla oferta de instalações de ‘spa & wellness’".

O PS sublinha ainda que a maioria da procura neste sector "é proveniente do mercado nacional e muitos dos seus tratamentos são subvencionados pelo serviço nacional de saúde português", razão pela qual entende que é necessário implementar medidas para a promoção junto dos mercados internacionais.

"Com a previsão da construção de novos hospitais no nosso país, importa que sejam simultaneamente ponderados projectos que aí dinamizem o crescimento do turismo de saúde", defende.

Num outro projecto de resolução, os socialistas vêm recomendar ao Governo a implementação de medidas que promovam o turismo científico, o qual "está a registar um aumento da procura em Portugal, especialmente nas ilhas dos Açores e da Madeira", dizem.

"Portugal tem um património biológico, geológico e marítimo com qualidades inestimáveis que interessa salvaguardar e preservar mas também divulgar", salientam.

O PS entende ainda que a Assembleia da República deve recomendar ao Governo a implementação de medidas que alarguem a procura turística a todo o território nacional.

Num outro projecto de resolução, os deputados socialistas salientam que "ao longo dos últimos anos o turismo tem registado uma evolução positiva e contribui de forma essencial para a evolução da economia portuguesa, bem como para o aumento do emprego", mas que, segundo as últimas estatísticas do turismo publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística, os principais destinos turísticos continuam a ser as regiões do Algarve, Lisboa e Madeira.

Por isso, dizem, "torna-se imperioso adoptar medidas que alarguem a procura turística a todo o território nacional, designadamente nos territórios do interior do país e de baixa densidade populacional".

Recordando que o Governo já desenvolveu um instrumento de apoio ao investimento a iniciativas/projectos com interesse para o turismo, que promovam a coesão económica e social do território, o PS sublinha que "existem outras medidas que poderão alcançar o desígnio de alargar a procura turística a outros territórios do país".




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
LNG 15.05.2017

Saúde é uma excelente aposta

pub