Telecomunicações PT indemnizada em 33 milhões por revogação do contrato de concessão. Optimus e Zon ganham concurso para serviço universal

PT indemnizada em 33 milhões por revogação do contrato de concessão. Optimus e Zon ganham concurso para serviço universal

A Optimus e a Zon ganharam o concurso universal de comunicações, tendo a Portugal Telecom sido indemnizada pela revogação do contrato que estava em vigor
PT indemnizada em 33 milhões por revogação do contrato de concessão. Optimus e Zon ganham concurso para serviço universal
Negócios com Lusa 18 de julho de 2013 às 15:14

A Portugal Telecom vai ser indemnizada em 33 milhões de euros por ter sido revogada antes de 2025 a concessão do serviço universal de telecomunicações, informou hoje o Governo na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros. 

 

"A indemnização de 33,5 milhões de euros que vai ser atribuída à Portugal Telecom (PT) fica muito aquém do valor previsto no contrato" de concessão do serviço público até 2025 e que foi revogado para que fosse lançado um concurso público para a concessão do serviço, afirmou o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.

 

A minuta do acordo de revogação deste contrato de concessão foi hoje aprovada pelo Conselho de Ministros.

 

O concurso estava previsto no memorando da 'troika', e Bruxelas já tinha levantado um processo contra Portugal por causa da entrega directa à PT da atribuição do serviço público, sem a realização prévia de um concurso público.

 

Optimus e Zon ganham concurso universal de comunicações

 

A Optimus e a Zon ganharam o concurso para o serviço universal de comunicações, segundo o qual vão prestar serviços de telefone fixo(voz e internet).

 

A Optimus ganhou o concurso para a zona Norte e Centro do país, enquanto a Zon prestará serviço de telefone fixo no Sul do país e ilhas.

 

Até agora o serviço universal de comunicações, que permite que o telefone fixo chegue a todo o país, era prestado pela Portugal Telecom. 

 

De acordo com o comunicado de Conselho Ministros, a Optimus ganhou a prestação do serviço universal no norte e centro do país, devendo receber sete milhões de euros. A Zon ficará com a zona sul por 4,9 milhões de euros. O menor valor para a prestação do serviço era o principal factor de decisão.

 

A Portugal Telecom continuará com a responsabilidade dos postos públicos por 12,3 milhões de euros. 


A sua opinião17
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Pedro Lourenço 18.07.2013

LÁ VAI MAIS DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES PARA OS BOLSOS DOS ACCIONISTAS...!

comentários mais recentes
Anónimo 19.07.2013

Por mim , pt , zon optimus ou vodafone, desde que assegurem o serviço!, mas não estou a ver como , a não ser que a infrastrutura de cobre passe para a zon/optimus, não estou a ver estas duas empresas a assegurarem o serviço, porque o serviço universal significa que têm que fornecer telefone e internet a qualquer pessoa que o solicite! não interessa se esta no meio de uma serra, a zon e optimus juntas , têm 15 ou 20% do pais com cablagem !

Anónimo 19.07.2013

Com a qualidade de serviço de que a zon me deu provas - e se a optimus for igual - podemos dizer adeus às comunicações da rede fixa...

APAROPLADA COMENTARISTA NEM LER SABE 18.07.2013

A ileteracia é um problema !

Fatídico 18.07.2013

São 33 Milhões para a PT 860 Milhões para o BIC/BPN 8.000 milhões de juros ... .... SWAPS .... "INE deve obrigar mais 5,5 mil milhões na dívida " (DN - 18Julho 2013) ...... ??????? OH Meu Deus! Que mais irá acontecer !!!

ver mais comentários
pub