Empresas Que tipo de gestor é?

Que tipo de gestor é?

O INE lança o primeiro Inquérito às Práticas de Gestão junto de 6.000 empresas. O objectivo é ter gestores de topo a responder às perguntas. O estilo de liderança vai ser avaliado.
Que tipo de gestor é?
Bruno Simão/Negócios
Marta Moitinho Oliveira 31 de maio de 2017 às 17:32

Luís Lourenço, o biógrafo oficial de José Mourinho, costuma explicar que o treinador do Manchester United, que acaba de ganhar a Liga Europa e fazer jus ao nome pelo qual é conhecido – special one -, é um treinador diferente porque é um "mestre da inteligência emocional". No fundo, Mourinho tenta conhecer os homens que estão por detrás dos jogadores. Nas empresas, a teoria diz que os accionistas procuram gestores com capacidades de liderança que saibam motivar os seus trabalhadores para conseguir os melhores resultados. Será que é assim? Que gestores têm as empresas portuguesas?

Este mês 6.000 empresas em Portugal vão ser questionadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre práticas de gestão. "Pretende-se contribuir, especificamente, para um maior conhecimento sobre como as práticas de gestão condicionam a performance e a competitividade das empresas, tendo em conta nomeadamente a dimensão, a região, o ramo de actividade económica, a pertença ou não a um grupo empresarial", explica o INE ao Negócios.

Esta é a primeira vez que o instituto estatístico realiza o Inquérito às Práticas de Gestão, cujos resultados deverão ser conhecidos já em Outubro. "Pretende-se que as respostas sejam dadas por gestores de topo", acrescenta o instituto estatístico.

O inquérito, que incide sobre o que se passou nas empresas em 2016, questiona "onde foram tomadas as decisões-chave para a empresa". O objectivo é perceber se as decisões foram na contratação de pessoal, alterações salariais ou novos mercados, "atendendo à cadeia de controlo na qual a empresa se encontra inserida".

O questionário "inclui também perguntas que permitirão ter indicações sobre o estilo de liderança", adianta o INE, que explica como vai tratar as respostas que chegarem por via online: "As respostas a cada questão serão tratadas de forma a caracterizar as práticas de gestão dentro de cada área em análise (nomeadamente: empresa individual/grupo; dimensão da empresa, ramo de actividade)".




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub