Empresas "Corrida" ao dividendo puxa pelas acções da Portucel

"Corrida" ao dividendo puxa pelas acções da Portucel

Empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira ganha mais de 3% com anúncio de antecipação de dividendos para 2010.
Paulo Moutinho 17 de novembro de 2010 às 09:25
A Portucel está em destaque na bolsa de Lisboa. Apresenta a maior subida entre as cotadas do PSI-20, impulsionada pela “corrida” ao dividendo, depois de ter anunciado que pretende remunerar os accionistas já este ano. Uma medida que visa evitar um quadro fiscal menos gravoso para os investidores.

As acções da empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira seguem a valorizar 2,98%, para 2,384 euros, tendo chegado a ganhar um máximo de 3,24% durante a parte inicial da sessão. Com esta subida, a Portucel aumenta para 20% a subida acumulada desde o início deste ano.

Esta valorização é explicada pelo anúncio feito ontem pela empresa de pasta e papel. A Portucel vai realizar uma assembleia-geral extraordinária para 17 de Dezembro, para aprovar um dividendo de 15,64 cêntimos por acção que deverá ser entregue aos accionistas dez dias depois.
A Portucel pretende antecipar o pagamento da remuneração, permitindo aos accionistas beneficiarem de um quadro fiscal menos gravoso do que o que entrará em vigor no próximo ano. Em 2011, os accionistas de referência perdem a isenção e serão tributados em sede de IRC com uma taxa que pode chegar aos 29%.

Perante esta decisão, há uma “corrida” ao dividendo, cujo valor supera mesmo as estimativas do BPI. “Os accionistas da Portucel vão receber um dividendo maior do que o esperado, já antecipávamos uma remuneração de 10,6 cêntimos”, referem os analistas Eduardo Coelho e José Rito.

A remuneração anunciada apresenta um retorno elevado. Considerando a cotação actual das acções da Portucel, de 2,384 euros, o dividendo de 15,64 cêntimos por acção tem implícita uma rendibilidade de 6,5%. Esta é mesmo uma das mais elevadas entre as cotadas do PSI-20.


A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
asCetaa2fwnn 26.10.2016

http://motiliumonline.eu/ - motilium http://trazodone-100mg.trade/ - trazodone http://amoxicillin-500-mg.cricket/ - amoxicillin http://avodart.gdn/ - avodart http://buyvermox.space/ - where to buy vermox

10011949 17.11.2010

RESULTADOS AMANHA , OS MELHORES DES SEMPRE,

bilioso 17.11.2010

a mim parece que o melhor para investir é PT (e não é só pelo dividendo), JM, GALP e até EDP(está baixa mas será até á privatização depois dispara) nem que seja perto do dividendo que é generoso e talvel seja boa aposta em quanto se mantiver nos 2,55 a 2,65

1ab 17.11.2010

Quando for pago o dividendo nunca mais ninguém a agarra na descida, vai lá vai, só se safa quem vender no dia antes do ex.dito cujo he he he he!!!!

ver mais comentários
pub