Empresas Rede de bicicletas de Lisboa completamente operacional em Setembro

Rede de bicicletas de Lisboa completamente operacional em Setembro

O projecto-piloto arrancou esta quarta-feira no Parque das Nações e tem a duração de quatro semanas. Depois, começa a ser instalada a restante rede, começando pelas Avenidas Novas e Alvalade.
Rede de bicicletas de Lisboa completamente operacional em Setembro
EMEL
André Cabrita-Mendes 21 de junho de 2017 às 13:44

A rede de bicicletas partilhadas de Lisboa será concluída até ao início de Setembro. O objectivo da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento (EMEL) é instalar nos próximos dois meses todas as 140 estações com as 1.410 bicicletas que vão integrar este sistema.

O projecto-piloto com 100 bicicletas em 10 estações localizadas no Parque das Nações arrancou esta quarta-feira, 21 de Junho, e vai ter a duração de quatro semanas. Das mais de 2.000 inscrições para o piloto, 400 cidadãos vão poder começar a pedalar a partir de hoje.

Durante a apresentação do projecto-piloto, o presidente do Conselho de Administração da EMEL, Luís Natal Marques, sublinhou que a rede vai estar dispersa por vários pontos da cidade.

"O grande número das estações vão estar especialmente localizadas no planalto da cidade de Lisboa na zona das Avenidas Novas, distribuindo-se depois algumas estações pelo eixo central até à Baixa. E depois a zona ribeirinha, como no Parque das Nações e também na zona de Belém", explicou o presidente da EMEL.

Um dos objectivos desta rede é colocar todos a pedalar, independentemente da idade, daí a maioria das bicicletas (940) serem eléctricas para ajudar os ciclistas nas suas deslocações.

"Esperamos que o facto de Lisboa ser uma cidade acidentada não seja pretexto para que as pessoas não usem o sistema até porque das 1.400 bicicletas 60% delas têm assistência eléctrica para que todas as gerações possam usar o sistema", afirmou Luís Natal Marques.


Concluído o projecto piloto, a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento (EMEL) avança para a construção das restantes 130 estações. As estações das Avenidas Novas e de Alvalade são as primeiras a arrancarem, conforme avançou ao Negócios a directora de comunicação da EMEL, Helena Carvalho.


As 140 estações vão estar distribuídas pelo planalto central da cidade (92 estações), Baixa e frente ribeirinha (27), Eixo Central - Avenida da Liberdade e Av. Fontes Pereira de Melo - (6), Parque das Nações (15).  

Como é que eu faço para usar as bicicletas partilhadas?
1 - Primeiro, é preciso descarregar a aplicação App Lisboa Bike Sharing para o telemóvel, estando já disponíveis as versões para Android ou para Iphone.

2 - Instalada a aplicação o utilizador vai ter de escolher uma de três modalidades: o bilhete diário (10 euros), o passe mensal (15 euros) ou o passe anual (25 euros).

3 - O bilhete diário, que será mais usado por turistas de visita a Lisboa, só pode ser pago através de cartão de crédito.

4 - Já o passe mensal e o anual podem ser pagos via cartão de crédito, multibanco ou Paypal. É de sublinhar que ao valor base dos passes mensais e anuais acresce uma tarifa por cada utilização da bicicleta: 10 cêntimos no caso das bicicletas convencionais, 20 cêntimos para as bicicletas eléctricas. No entanto, existe um tecto máximo de quatro euros a pagar pelas convencionais e um tecto máximo de oito euros a pagar pelas eléctricas tanto para os passes mensais como para os passes anuais.

5 - Feito o pagamento chegou a hora de pedalar. A aplicação da EMEL disponibiliza um mapa da cidade de Lisboa a indicar qual a estação mais próxima.

6 - O utilizador pode depois escolher se pretende uma bicicleta convencional ou eléctrica. A aplicação indica depois qual a bicicleta (através do seu número de identificação) que o utilizador pode recolher. Assim, basta só aproximar-se da bicicleta com o telemóvel na mão, deslizar a tecla "desbloquear" e retirar a bicicleta da estação.

7 - Ter em atenção que as bicicletas eléctricas têm sete mudanças convencionais e cinco velocidades eléctricas. Mas o motor eléctrico não funciona sozinho, sendo necessário pedalar para obter a propulsão eléctrica. Estas bicicletas estão limitadas a uma velocidade eléctrica máxima de 25 quilómetros por hora, sendo necessário pedalar mais para ganhar mais velocidade.

Terminados estes passos, chegou agora a hora de pedalar pela cidade de Lisboa.




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comentários mais recentes
Pedro Há 5 dias

Isto é a Câmara a intrometer-se em negócios da esfera privada e os objectivos duma câmara municipal, com tanto que há para fazer, não são esses! Pergunto se os Privados também têm hipotese de fazer Gestão Camarária.

alberto9 Há 6 dias

Só faltou dizer de onde veio o dinheiro para esse espalhafate todo

Anónimo Há 6 dias

Vai ser bonito vai. Com os condutores que temos podem começar a encomendar as fachas.

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