Desporto Ronaldo com valor potencial de marca de 102 milhões

Ronaldo com valor potencial de marca de 102 milhões

O IPAM avalia o desempenho de Cristiano Ronaldo desde que criou o SRI, em 2011, quando o valor da marca do jogador era de 24,5 milhões de euros.
Ronaldo com valor potencial de marca de 102 milhões
John Sibley/Reuters
Lusa 06 de janeiro de 2017 às 07:23

O futebolista Cristiano Ronaldo está avaliado em 102 milhões de euros, no que toca aos "valores potenciais de receitas", revelou um estudo divulgado esta sexta-feira, 6 de Janeiro, pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM).

 

O IPAM criou, há seis anos, o Sports Reputation Index (SRI), um índice que avalia "reputação, popularidade, notoriedade e potencial mediático" de desportistas para analisar o potencial da 'marca' associada. Em 2017, a análise recaiu sobre o astro português, que representa os espanhóis do Real Madrid.

 

"O valor potencial de um futebolista calcula-se somando os valores potenciais de receitas através do salário e dos direitos de imagem obtidos através de contratos comerciais com marcas", lê-se no estudo.

 

O responsável técnico pelo estudo, o director executivo do IPAM Daniel Sá, explicou à Lusa que o trabalho "avalia o valor de Cristiano Ronaldo como se fosse a facturação de uma empresa" para compreender a capacidade do jogador para gerar receitas.

 

"Procuramos avaliar o que é Ronaldo na sua dimensão futebolística e não só. Olhamos pela analogia de ser uma empresa, calculando o que facturaria por ano", acrescentou o investigador.

 

A análise assenta sobre seis eixos que englobam 28 variáveis: as receitas obtidas, através do salário, patrocínios e direitos de imagem; a presença na comunicação social; a presença nas redes sociais; o palmarés individual e colectivo do jogador; o aspecto social, que engloba "referências em livros e artigos científicos e rankings de celebridades"; e o impacto nas instituições que representa, da seleção portuguesa ao Real Madrid.

 

No cômputo geral, o 'camisola sete' atinge os 94 pontos em 100 possíveis, sendo que atinge o valor máximo no capítulo das receitas obtidas, com o IPAM a estimar ganhos salariais superiores a 49 milhões de euros e 28 milhões decorrentes de direitos de imagem, e nas redes sociais e presença na Internet, onde o português tem mais de 100 milhões de seguidores nas várias redes sociais.

 

Em relação a 2015, o valor potencial do 'capitão' da selecção que foi campeã europeia no Euro2016, em França, quase duplicou: de 55 milhões para os 102 de 2017.

 

O IPAM avalia o desempenho de Cristiano Ronaldo desde que criou o SRI, em 2011, quando o valor da marca do jogador era de 24,5 milhões de euros.


A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub