Agência de notação financeira, que deverá descer hoje a classificação da banca espanhola, já anunciou um corte para a operadora Telefónica.

A Standard & Poor’s reduziu a notação da dívida de longo prazo da Telefónica de ‘BBB+’ para ‘BBB’, ficando assim a dois níveis de “lixo”, que corresponde ao grau especulativo. Dentro do grau de investimento, existe ainda mais um patamar, o ‘BBB-’. As suas subsidiárias da
República Checa e do Chile também sofreram uma descida da classificação.
Este corte segue-se ao recente anúncio da Telefónica relativo aos resultados do primeiro trimestre e à subsequente revisão com perspectiva negativa por parte da S&P. O “outlook” é negativo, sendo consideravelmente influenciado pela queda das receitas da operadora em Espanha, sublinha a agência em comunicado.
A Moody’s anunciou também hoje que colocou sob revisão o “rating” da Telefónica, actualmente fixado em ‘Baa1’ (que corresponde ao ‘BBB+’ da S&P).
Recorde-se que a Standard & Poor’s deverá – tal como a Modody’s fez há uma semana – anunciar ainda hoje uma descida da classificação da banca espanhola, segundo fontes financeiras citadas pelo “Cinco Días”.
No passado dia 30 de Abril, a S&P tinha já procedido a um “downgrade” de nove entidades espanholas:
Santander,
Banesto, Santander Consumer,
BBVA, Banco
Sabadell, Ibercaja, Kutxabank, Banca Cívica,
Bankinter, Barclays e Confederación Española de Cajas de Ahorros (CECA).
O “Expansión” está entretanto a avançar que desta vez vários bancos irão escapar ao corte, “mas outros passarão a fazer parte do grupo de entidades conhecidas no jargão financeiro como anjos caídos”. Ou seja, passarão a ter um “rating” equiparável a lixo.
Segundo disseram fontes financeiras a este jornal espanhol, o Santander, Banesto, BBVA e Barclays não estarão entre os bancos afectados pela descida da notação, cujo anúncio se espera para as próximas horas.