Banca & Finanças Santander ganha mais 19% em comissões até Setembro

Santander ganha mais 19% em comissões até Setembro

O Santander Totta verificou um aumento de 38 milhões nas comissões líquidas nos primeiros nove meses do ano em relação ao ano anterior. António Vieira Monteiro diz que cobra "as comissões normais".
Santander ganha mais 19% em comissões até Setembro
Diogo Cavaleiro 03 de Novembro de 2016 às 15:55

O Santander Totta verificou uma subida de praticamente 19% das comissões líquidas nos primeiros nove meses do ano. O jornal Público diz hoje que os seus clientes que transitaram aquando da compra do Banif sofreram um agravamento dos custos que têm com as suas contas.

 

As comissões líquidas do banco alcançaram 237,6 milhões de euros até Setembro, 18,6% acima do verificado um ano antes, indica o comunicado de imprensa divulgado na quarta-feira pelo banco. É o montante mais elevado dos últimos dois anos.

 

O valor contrasta com aquela que tem sido a evolução desta rubrica nos restantes bancos. O BPI, que já divulgou contas dos primeiros nove meses, registou um deslize nas comissões cobradas. Os bancos que ainda não revelaram os resultados até Setembro, BCP e CGD, marcaram quedas nas comissões, no primeiro semestre.

 

Questionado na conferência de imprensa de quarta-feira, António Vieira Monteiro relembrou que as comissões são uma forma de compensar a forte quebra dos juros, que dão menos rentabilidade nos créditos concedidos. "Cobramos as comissões normais. Temos uma política rigorosa nesse campo e resultados positivos nessa área", adiantou. 

 

No relatório e contas dos nove meses, o Santander Totta não faz nenhuma referência especial às comissões, dizendo que cresceram 18,6% em termos homólogos e acrescentando que unicamente, no terceiro trimestre, o avanço foi de 7,4%. No primeiro semestre, a subida da rubrica já então verificada devia-se à"melhoria das comissões de gestão e manutenção de contas, de seguros e da actividade adquirida ao ex-Banif".

 

Esta quinta-feira, o jornal Público escreve que os clientes do Banif, que passaram para o Santander Totta a 20 de Dezembro de 2015 devido à resolução aplicada pelo Banco de Portugal, foram surpreendidos com aumentos das comissões, resultado da uniformização dos preçários entre os clientes dos dois bancos, alguns dos casos sem que tais custos estivessem previstos nos contratos iniciais. 

 

A harmonização dos sistemas do Banif e do Totta ficou concluída em Outubro e foi no âmbito da mesma que houve a "alteração de condições em alguns produtos, sempre que o contrato o permitisse", disse o banco ao Público. 

 

O período pós-Banif tem sido positivo para os resultados do Santander Totta. Conforme o Negócios dá hoje conta, a subida de 66,2% levou os lucros aos 293,7 milhões de euros, o valor mais elevado na presidência de António Vieira Monteiro. A margem financeira subiu ao ritmo mais elevado dos últimos anos, também.




A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
5640533 Há 4 semanas

Há muito tempo as comissões do Santander são um roubo. Mas os lucros são fabulosos.

Lusitano Há 4 semanas

Espanhois = chulos. Este cagão ainda vive à sombra do Horta Osório e do Amado. É um pau mandado de espanha.

Santander é, disse alguém um dia, UM BANCO TRAIDOR.

Anónimo Há 4 semanas

Santander ganha mais 19% em comissões até Setembro

É SÓ MAMAR Á NOSSA CONTA!

VOU MUDAR DE BANCO!

Anónimo Há 4 semanas

O Santander ganhou 19% em comissôes?Pura mentira, foi com o dinheiro dos pequenos acionistas usurpados do Bandif (Banif). BANDIF vem de bandidos

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub