Start-ups Senhor mil milhões dá 3 dicas para as start-ups terem sucesso

Senhor mil milhões dá 3 dicas para as start-ups terem sucesso

O homem forte da Siemens para o empreendedorismo diz como é que as empresas emergentes podem encontrar o seu lugar ao sol.
Senhor mil milhões dá 3 dicas para as start-ups terem sucesso
Bloomberg
André Cabrita-Mendes 07 de Dezembro de 2016 às 21:00

Em 1847 nasceu numa pequena oficina de Berlim uma empresa de telecomunicações. Esta start-up alemã cresceu ao longo de 170 anos e tornou-se numa empresa de alcance mundial, a Siemens. A companhia investe fortemente em novos produtos e serviços, e o orçamento para a inovação vai atingir os cinco mil milhões de euros só no próximo ano.

 

Mas a empresa alemã sabe que muitas boas ideias têm origem em pequenas e emergentes empresas, start-ups à procura do seu lugar ao sol, tal como a pequena empresa criada por Werner von Siemens.

 

Nasceu assim a Next47, uma subsidiária da Siemens, cujo objectivo é encontrar as melhores ideias em todo o mundo para depois as desenvolver. Para isso, conta com um poder de fogo de mil milhões de euros para investir em start-ups nos próximos cinco anos.

 

Esta unidade é liderada por Lak Ananth, que conta no currículo com passagens pela HP e pela Cisco, que deu três dicas sobre como podem os jovens empreendedores alcançar o sucesso.

 

"Uma das características comuns dos empreendedores é que eles não olham só para determinada tecnologia, mas o que é que podem fazer com essa tecnologia, que problemas podem resolver com a tecnologia. Isto é o primeiro passo ", disse Lak Ananth durante um encontro com jornalistas na cidade alemã de Munique esta quarta-feira, 7 de Dezembro

 

"O segundo conselho que eu daria aos empreendedores é: tentem construir uma boa equipa, porque é preciso muito mais do que uma pessoa brilhante. Os empreendedores com sucesso não fazem as coisas sozinhos", afirmou o gestor durante o evento "Shaping Digitalization" da Siemens.

 

"O terceiro conselho que eu daria: quando estão a escolher investidores ou parceiros empresariais, não escolham o primeiro que vos bate à porta", sublinhou o líder da Next47. "Pensem com cuidado com quem é que querem fazer parcerias, e tentem encontrar o investidor ou parceiro com mais qualidade, porque como costumam dizer, 'a maioria dos investimentos dura mais tempo que muitos casamentos'. Se este é o projecto de uma vida inteira, os empreendedores têm assim de pensar com muito cuidado quando escolhem parceiros ou quando aceitam dinheiro".

 

A Next47 vai contar com escritórios em vários pontos do mundo incluindo Silicon Valley, Xangai ou Munique e vai contar com uma equipa de mais de 100 pessoas em todo o mundo para encontrar as empresas emergentes mais atractivas e inovadoras para investir.

 

Esta companhia vai investir e ajudar a lançar start-ups, mas também empresas do universo Siemens ou companhias já estabelecidas. Foi com o objectivo de encontrar start-ups com negócios interessantes que a Next47 liderada por Lak Ananth esteve presente na cimeira Web Summit em Lisboa no início de Novembro.

* Jornalista em Munique a convite em Siemens




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Start Down até quando ? Há 2 semanas

Será que alguem me pode explicar quando é que uma "strat up" deixa de ser Start up" ? ou é como aquela moda dos iuypies ? ou como a moda dos "jovens" empresários cheios de cabelos brancos e a reformarem-se ?

Bla Bla Bla. Há 2 semanas

Mundo de mentira, mas quem investe um centimo sem ter garantias de cobrar milhoes?? As melhor Start-Ups sao os Bancos a moda de Porcogalo, mamaram os depositos dos clientes e ninguem lhes tira um centimo. Devia ser eu o roubado,pelos BPN BES BPP BANIF.E so DDTudo, com a portecao das corjas politic

pub