Media Sindicato: "Os salários são indignos para a responsabilidade dos jornalistas"

Sindicato: "Os salários são indignos para a responsabilidade dos jornalistas"

A presidente do Sindicato dos Jornalistas alertou durante o Congresso do sector que "o dever de informar e ser informado está cada vez mais em risco".
Sindicato: "Os salários são indignos para a responsabilidade dos jornalistas"
Cátia Barbosa/Negócios
Negócios 12 de janeiro de 2017 às 19:00

A presidente do Sindicato dos Jornalistas, Sofia Branco, alertou para as repercussões que a precariedade dos jornalistas pode vir a ter na esfera da democracia.

 

Na sessão de abertura do 4º Congresso dos Jornalistas, que está a decorrer no Cinema São Jorge, em Lisboa, Sofia Branco apontou que "o dever de informar e ser informado está cada vez mais em risco ", relembrando que "não há jornalismo sem jornalistas".

  

"Os salários são indignos para a responsabilidade social que a profissão tem. Não podemos exigir que quem tem de contar os tostões ao final do mês  que desafie poderes e hierarquias que lhe podem custar a carreira". "É a democracia que está em jogo", disse a presidente do sindicato

 

Sofia Branco aproveitou ainda para relembrar que "o congresso é dos jornalistas". E que espera "que não sejam precisos outros quase 20 anos para nos voltarmos a encontrar", disse referindo-se à realização do Congresso dos Jornalistas, cuja última edição decorreu há quase 19 anos.

 




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Plenamente de acordo Há 1 semana

Os vossos salarios são baixos ? Façam greve. Quem compra os jornais, na sua grande maioria, está do vosso lado. Srs jornalistas lutem. Não tenham medo. Se fecharem um título, outro abrirá, Digam aos leitores a realidade da comunicação social. Abram o Congresso aos portugueses. Não fechem as portas.

Plenamente de acordo Há 1 semana

Nós leitores queremos uma informação independente e hoje isso não acontece. Queremos uma informação que retrate a verdade e hoje isso não acontece. Nós leitores estamos do lado dos jornalistas. Estamos dispostos a ajudar-vos na vossa luta. Reivindiquem. Digam o que precisam. Estamos do vosso lado.

pub
pub
pub
pub