Tecnologias Siri e Alexa podem agora preparar-lhe um banho

Siri e Alexa podem agora preparar-lhe um banho

Nem mesmo no confortável aconchego da sua casa é possível escapar aos avanços da tecnologia. Na cozinha, o frigorífico do futuro sabe quando as natas passaram de validade. No quarto, aplicações monitoram os seus hábitos de sono. Não dá para escapar nem mesmo no mais sagrado dos espaços, a casa de banho. Na CES, a Moen revelou a mais recente actualização do seu novo sistema de chuveiro inteligente U by Moen: assistentes digitais.
Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters Reuters
Bloomberg 13 de janeiro de 2018 às 14:00

É um grande avanço para as pessoas que, com um único comando de voz, querem ter um banho quente à sua espera de manhã.

 

O sistema U by Moen parece fundamentalmente diferente da maioria dos chuveiros. Não tem torneiras de água quente ou fria e regula a temperatura através de um painel de controlo ligado a uma aplicação através do smartphone. Com a actualização compatível com Alexa e Siri, agora poderá dizer: "Alexa, ligue o chuveiro a 37º C" a partir da sua cama e depois entrar no duche perfeitamente aquecido. Se o utilizador ainda não estiver pronto – talvez porque esteja a tratar de um filho ou porque continua debaixo dos cobertores a navegar no Instagram - o chuveiro pode fazer uma pausa no fluxo de água e conservar a temperatura enquanto espera.

 

O sistema liga-se a uma válvula digital que oferece temperaturas entre 15ºC e 48ºC. Este sistema pode controlar até quatro saídas de água de uma vez – é compatível com vários tipo de chuveiro, bem como banheiras e outros acessórios. Os utilizadores também podem fazer configurações personalizadas com diferentes temperaturas e saídas de água, uma ferramenta útil se houver mais do que um utilizador e as preferências de temperatura forem diferentes.

 

Mas o que pode correr mal? A nova tecnologia exige certas melhorias. Se a energia acabar, por exemplo, não há nenhuma opção manual disponível, embora a Moen venda um sistema opcional com bateria. Além disso, o U by Moen não pode bombear água com diferentes níveis de pressão.

 

Michael Poloha, gerente de produto da Moen Poloha, não especula sobre áreas prováveis de melhorias para as futuras gerações do U by Moen, mas realça que uma segunda geração do painel de controlo, prevista para o segundo trimestre deste ano, será integrada à plataforma HomeKit da Apple. Em algum momento num futuro não tão distante, poderá dizer: "Bom dia, Siri", e as luzes acenderão, as notícias começarão a passar e a água do banho aquecerá.

 

Para aqueles que se opõem às casas inteligentes, Poloha afirma que "um termostato é semelhante ao nosso controlo", acrescentando que o U by Moen faz com os chuveiros o que o Nest da Alphabet fez, bem, com os termostatos. Então, a verdadeira questão para os consumidores é o quanto pretende estar ligado. Considerando que o mercado de tecnologia de luxo já invadiu as casas de banho – o que inclui até uma extravagante sanita com um espectáculo de luzes -, era apenas questão de tempo para surgir chuveiros inteligentes.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
pub