Empresas SoftBank vai investir 25 mil milhões de dólares na Arábia Saudita

SoftBank vai investir 25 mil milhões de dólares na Arábia Saudita

Mais de metade do valor será aplicado na Neom, a cidade que o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman pretende construir na costa do Mar Vermelho.
SoftBank vai investir 25 mil milhões de dólares na Arábia Saudita
Negócios 15 de novembro de 2017 às 16:31

O SoftBank vai investir 25 mil milhões de dólares (cerca de 21,3 mil milhões de euros) na Arábia Saudita nos próximos três a quatro anos, avança a Bloomberg, citando fontes próximas do grupo.

 

Mais de metade desse montante (15 mil milhões) será investido pelo grupo japonês numa nova cidade chamada Neom, que o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman planeia construir na costa do Mar Vermelho.

 

Segundo as mesmas fontes, o Vision Fund, do Softbank, também tem planos para investir até 10 mil milhões de dólares na Saudi Electricity, controlada pelo Estado, para desenvolver a aposta em energias renováveis.

 

Para colocar o montante total em perspectiva, a Bloomberg cita dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que mostram que o investimento estrangeiro directo na Arábia Saudita totalizou 7,45 mil milhões de dólares no ano passado, menos de um terço do que está planeado pelo SoftBank.

 

A Arábia Saudita já informou que o projecto Neom será apoiado por mais de 500 mil milhões de dólares do governo saudita, do fundo soberano e de investidores locais e internacionais.

 

O plano que pressupõe uma área de cerca de 25.900 quilómetros quadrados para desenvolvimento urbano inclui também uma ponte sobre o Mar Vermelho para ligar a nova cidade ao Egipto e ao resto de África. 




Saber mais e Alertas
pub