Comércio Sonae avança com fusão da Sport Zone para criar número dois ibérico

Sonae avança com fusão da Sport Zone para criar número dois ibérico

A unidade de desporto da Sonae vai realizar uma fusão com os activos da JD Sports na Península Ibérica, que vai dar origem à segunda maior companhia do sector neste mercado. 
Sonae avança com fusão da Sport Zone para criar número dois ibérico
A Sport Zone passou a ter mais de 40 lojas em Espanha no final do ano passado
Nuno Carregueiro 09 de março de 2017 às 07:39

A Sonae SGPS anunciou esta quinta-feira, 9 de Março, que assinou um memorando de entendimento com a JD Sports Fashion Plc para combinar os negócios da empresa britânica na Península Ibérica (JD Group e JD Sprinter) com a Sport Zone.


Este acordo "estabelece os parâmetros principais para a criação de um Grupo Ibérico de desporto que terá como accionistas a JD Group, a Sonae e a família accionista da JD Sprinter, com posições de aproximadamente 50%, 30% e 20%", refere um comunicado emitido pela empresa liderada por Paulo Azevedo.


A JD Sports é líder do retalho de artigos desportivos no Reino Unido, com mais de 900 lojas, estando também presente noutros países europeus, como França, Holanda, Alemanha, Itália e Suécia. Está cotada na Bolsa de Londres e facturou mais de 1,8 mil milhões de libras no ano passado.


A empresa que resultará desta união será a segunda maior no mercado de artigos desportivos na Península Ibérica, com um total de 287 lojas e um volume de negócios estimado para 2016 de 450 milhões de euros.


Esta companhia terá 96 lojas em Portugal (onde a JD Sports tem 12 unidades) e 191 em Espanha, onde a Sport Zone já marca presença há vários anos e no final do ano passado chegou às 40 lojas


A Sonae está também presente no mercado espanhol com uma série de outras marcas de retalho não alimentar, como a Zippy, que não entram nesta operação de fusão, pois esta diz apenas respeito aos artigos desportivos.  


Escala e rentabilidade


No comunicado a Sonae destaca que esta operação permitirá dar "escala e recursos para continuar o actual percurso de crescimento da JD Group, da Sport Zone e da JD Sprinter", bem como "gerar, progressivamente, economias de escala que permitam alcançar níveis atractivos de rentabilidade".

A Sport Zone está inserida na divisão Sports and Fashion, que inclui também a Mo, Zippy, Losan e a Salsa. Nos primeiros nove meses de 2016 esta divisão aumentou o volume de negócios em 28,3% para 374 milhões de euros.

A Sonae destacou na altura que a Sport Zone deu um contributo positivo para esta evolução, bem como para a melhoria do EBITDA, que ainda assim foi negativo em 1 milhão de euros. A actividade da Sport Zone em Espanha registou um contributo positivo para o EBITDA, de acordo com a mesma fonte.

No comunicado emitido esta quinta-feira, a Sonae acrescenta que esta fusão vai "potenciar a expansão internacional" e "diversificar modelos de negócio e estilos de investimento".

A JD Sports, num outro comunicado, reforça que esta parceria vai permitir à empresa "ganhar escala" e "manter o ritmo de crescimento".

As acções da Sonae SGPS reagem em alta ao anúncio, com uma valorização de 1,09% para 0,833 euros. A JD Sports soma 0,33% para 360,8 pence.

(notícia actualizada com comunicado da JD Sports e cotações das acções)




A sua opinião9
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
DEIXEM - SE DE SONAES Há 2 semanas

A america vai subir juros em 0.50 a europa 0.25 a MÁQUINA de FAZER $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ está pronta BCP a 0.25 na pascoa ; 0.50 em agosto e um EURO NO FIM DO ANO

Anónimo Há 2 semanas

Velam a noticia noutro site que esta bem melhor. Aqui está tudo deturpado
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/sonae-faz-com-gigante-britanica-jd-sports-para-a-peninsula-iberica-131184

Eduardo Há 2 semanas

Existe JD sports em Lisboa, Almada, Coimbra e Porto. E já agora podiam dizer quem é o número 1 Ibérico, não é assim tão óbvio para se poderem dar ao luxo de omitir (ou se calhar copiaram a notícia de outro lado que tambem o omitia e nem se deram ao trabalho de fazer alguma investigação)

Anónimo Há 2 semanas

O jornalista não escreveu que existem lojas da JD Sports para que não haja suspeição de posição dominante. Assim não se levanta a lebre ao regulador....

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub