Bolsa Sonae Capital fecha no valor mais alto desde 2008

Sonae Capital fecha no valor mais alto desde 2008

As acções da empresa voltaram a tocar em 1 euro, uma cotação nunca atingida desde 2009. O fecho aconteceu ao preço mais elevado desde Julho de 2008, meses depois da estreia em bolsa.
Sonae Capital fecha no valor mais alto desde 2008
Miguel Baltazar
Diogo Cavaleiro 15 de maio de 2017 às 17:02

A Sonae Capital voltou a disparar em bolsa. Esta segunda-feira, 15 de Maio, a empresa presidida por Cláudia Azevedo (na foto) avançou mais de 4%, como acontecera na sessão anterior. A aposta nas renováveis e no turismo, a par do pagamento de dividendos, são os últimos factos em torno da companhia, que com as variações recentes fechou no valor mais elevado desde 2008.

 

Só nas últimas cinco sessões, a valorização das acções da companhia que tem Belmiro de Azevedo como principal accionista superou os 14%. Uma evolução que levou as acções a fecharem nos 0,999 euros, um avanço de 4,39% em relação à última sessão. Desde Julho de 2008 que não encerrava uma sessão num preço tão elevado.

 

Ainda durante o dia, as acções da Sonae Capital ascenderam mesmo a 1 euro, o que tinha acontecido, também no decorrer de uma sessão e não no fecho, em Agosto de 2009.

 

Para este preço contribuiu a pressão compradora que se viveu em torno da companhia. Foram negociadas mais de 1,6 milhões de acções da Sonae Capital, o dia mais movimentado para a empresa desde Fevereiro de 2016. A média de negociação dos últimos seis meses fixa-se em 322 mil títulos transaccionados por sessão.


 

Dividendos e compras

 

O último facto relevante divulgado pela Sonae Capital está relacionado com o pagamento de dividendos, no valor bruto de 10 cêntimos, que ocorrerá a 26 de Maio, pelo que a 23 desse mês é o último em que as acções dão direito à remuneração accionista. Este é o segundo ano em que a empresa paga dividendos na sua história.

 

Essa revelação foi posterior à apresentação de contas do primeiro trimestre, em que agravou os prejuízos para 5 milhões de euros. Um "fraco conjunto de resultados", na óptica da casa de investimento do BPI, que tem uma recomendação de "comprar" para os títulos da Sonae Capital, devido, entre outros aspectos, aos sectores em que se insere: "As fortes dinâmicas que se sentem actualmente no imobiliário e no turismo em Portugal devem continuar a impulsionar vendas adicionais de activos não core". O BPI Equity Research tem um preço-alvo de 1,05 euros por acção, o que confere um potencial de valorização de 5% à cotada. 

 

Pelo contrário, o CaixaBI acredita na desvalorização dos títulos da Sonae Capital, com um "target" de 0,82 euros, pelo que a recomendação é de "reduzir". 


Para além dos dividendos e dos resultados, a companhia do ramo turístico e imobiliário anunciou o investimento nas energias renováveis. A empresa comprou uma central solar (Ventos da Serra) e uma central eólica (Lusobrisa), num investimento de 34,5 milhões de euros que está a ser avaliado pela Autoridade da Concorrência.








A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
BCP dividendos 15.05.2017

E os dividendos do BCP quando é que os vou receber pergunto eu? Até as tripas se me revoltam...

A LUZ DO DIA SONAE SGPS 15.05.2017

Fez bons investimentos e uma dívida pequena na minha opinião deverá ser um caso de muito sucesso na nosso mercado (BVL)! Em relação aos gestores estão a dar provas que querem dar nas vista com grande visão ,oportunismo e, com força para transpor o CABO das TORMENTAS! Força SONAES!

Maurício 15.05.2017

O dividendo é mais do que 10%. É claro que comprar Sonae Capital, para os pequeniníssimos investidores, é o melhor. 100 euros de ações dão 10 euros em 15 dias.

Punitor 15.05.2017

Se houver cabecinha para gerir a empresa, e penso que há, tem tudo para crescer como um cogumelo.
Os negócios em que está são o grande potencial deste país. É preciso é que cresça e que crie valor pelos resultados e pelo investimento nessas áreas de negócio!!!
Venha o segundo dividendo ;-)

ver mais comentários
pub