Tecnologias Sonaecom conclui entrada na Feedzai e Outsystems

Sonaecom conclui entrada na Feedzai e Outsystems

O negócio que tinha sido anunciado em Agosto foi agora concretizado, depois da aprovação por parte do Banco de Portugal.
Sonaecom conclui entrada na Feedzai e Outsystems

A Sonae Investment Management (Sonae IM), empresa da Sonaecom, anunciou esta terça-feira, 13 de Dezembro, que concluiu o processo de aquisição de três fundos de investimento que eram do Novo Banco, numa operação que lhe permite entrar no capital da Feedzai e Outsystems e passar a ter participações em 34 empresas.

 

A Sonae IM, "na qualidade de principal investidor, conclui na presente data, e no seguimento da obtenção da autorização do Banco de Portugal, a transacção que envolve a aquisição, ao NOVO BANCO, S.A. e à subsidiária deste ES TECH VENTURES, SGPS, S.A., unidades de participação em três (3) fundos de capital de risco: o Fundo de Capital de Risco Espírito Santo Ventures Inovação e Internacionalização (ESV I + I); o FCR - Espírito Santo Ventures II (ESV II) e o Fundo de Capital de Risco Espírito Santo Ventures III (ESV III)", refere o comunicado enviado à CMVM.

 
Também em comunicado, o Novo Banco confirma a conclusão da transação, que "representa mais um importante passo no processo de desinvestimento de activos não estratégicos do Novo Banco, prosseguindo este a sua estratégia de foco no
negócio bancário".

Este negócio, que tinha sido anunciado ao mercado a 5 de Agosto, possibilita à Sonaecom entrar no capital da Feedzai e Outsystems, companhias que "apresentam níveis significativos e consistentes de crescimento", realça o comunicado da Sonaecom.

 

A Sonae IM acrescenta que com esta operação "reforçará o seu portefólio, nomeadamente através de participações indiretas e relevantes em empresas de base tecnológica (…) e beneficiará não só de um aumento das oportunidades de investimentos e opções de saída (exits) mas também do aumento de potenciais coinvestimentos".

 

Após este negócio, a Sonae IM detém agora participações em 34 empresas, das quais 11 directamente e 23 através de fundos de investimento, refere a empresa, realçando que "deste universo, as empresas controladas e consolidadas pela Sonae IM registam um volume de facturação de cerca de 115 milhões de euros e apresentam uma forte vertente multinacional, com escritórios em 11 países e empregando mais de 1.100 colaboradores de 24 nacionalidades".

 

Além da Outsystems e da Feedzai, estes fundos adquiridos ao Novo Banco têm participações na Malo Clinic, Sousacamp, AquaSpy, Ynvisible, HeartGenetics, Berd e SafetyPay.

  

O valor da operação volta a não ser revelado, sendo que segundo o "site" da ES Ventures estes fundos tinham um capital de investimento inicial de 175 milhões de euros, ainda que só tenham investido 157 milhões de euros. Além disso, já venderam entretanto algumas das participações.

 

A Sonae IM é uma entidade subsidiária da Sonaecom e liderada por Cláudia Azevedo que tem ainda no seu portefólio a WeDo, Saphety, Bizdirect, S21SEC e Movvo. 

(notícia actualizada com comunicado do Novo Banco)




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 13.12.2016

Boa empresa e, gerida por bons profissionais!Em força S O N A E S.Como o azeite a verdade vem sempre ao de cima.O mercado não acredita mas um dia vão engolir em seco!





pub
pub
pub
pub