Banca & Finanças Sonangol e InterOcêanico devem acompanhar aumento de capital do BCP

Sonangol e InterOcêanico devem acompanhar aumento de capital do BCP

A petrolífera angolana irá, no mínimo, manter a actual posição accionista de 14,87% que detém no banco. Período para subscrição das novas acções termina a 2 de Fevereiro.
Sonangol e InterOcêanico devem acompanhar aumento de capital do BCP
A Sonangol e a InterOceânico deverão acompanhar o aumento de capital do BCP para manter, no mínimo, as posições accionistas que actualmente detém no banco liderado por Nuno Amado. As ordens de compras terão de ser feitas até dia 2 de Fevereiro, data em termina o período de subscrição das novas acções.

A petrolífera angolana, agora liderada por Isabel dos Santos, controla 14,87% do BCP. Já o grupo InterOceânico, onde pontifica Carlos Silva, possui uma participação de 1,7% no banco. A estratégia destas duas entidades, segundo o Negócios sabe, passa por realizarem investimentos que lhe permitam manter as actuais posições. 

Para manterem o seu peso no BCP, a Sonangol e a InterOceânico vão ter de investir 198 milhões de euros e 23 milhões, respectivamente. No futuro, a Sonangol poderá mesmo equacionar reforçar a sua presença accionista no BCP. 

Recorde-se que a Sonangol, no final de 2016, solicitou ao BCE autorização para reforçar a sua posição no banco para um nível superior aos 20%, tendo-lhe a mesma sido concedida no início deste ano. A petrolífera angolana é accionista de reerência do BCP desde 2007, onde começou por ter uma posição qualificada de 2%

Esta sexta-feira, 27 de Janeiro, soube-se também que o Fundo de Pensões da EDP decidiu acompanhar o aumento de capital do BCP, mantendo a participação de 2,56%, o que se traduz num investimento de 28 milhões de euros.

As novas acções do BCP emitidas no aumento de capital de 1,33 mil milhões de euros, vão ser subscritas a 9,4 cêntimos por acção.

 

Por outro lado, os chineses da Fosun, que serão fututos accionistas de referência do banco, terão que comprar direitos de subscrição em bolsa para conseguir elevar a posição no BCP de 16,7% para 30% neste aumento de capital.

 

Os direitos vão negociar em bolsa até 30 de Janeiro, sendo que o período de exercício termina a 2 de Fevereiro. Cada direito permite a compra de 15 acções, mediante o pagamento de 9,4 cêntimos por cada uma.

(Notícia actualizada para corrigir posição da Sonangol, que é de 14,87%)


A sua opinião20
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
investidor1 30.01.2017

https://goo.gl/forms/cBBl4pEBIkAhOksl1

Muito Obrigado!

Corruptos 30.01.2017

Ladroagem corrupta

ahah 29.01.2017

O Criador de Touros anda um pouco desatento dos mercados pois quem shorta verdadeiramente são os grandes Fundos de investimento que movimentam biliões, os pequenos sem dinheiro não arriscam em CFDs única forma de shortar, penso eu de q...

Criador de Touros 29.01.2017

Cuidado com os shorts sem kakau que andam aqui a assustar os accionistas BCP. Claro, quem tem pouco dinheiro, shorta. Quem tem kakau investe para maturar o investimento.Atenção que o BCP pagará os coco's dentro de poucos dias, se não for na semana que vem, será na outra e quem estiver fora não capitalizará. Os shorts ao pé do Criador de Touros são uns brinca na areia, só sabem fazer uns bonitos com a bola, como os cães de circo. Sem ofensa, que eu gosto de canídeos, mas gosto dos que se atiram aos lobos, como os meus avós contavam dos cães dos meus antepassados: Rafeiros Alentejanos, Serra D'Aires, Castro Laboreiros, Serras da Estrela. Pensem e não vão em cantigas desafinadas. E agora começará o insulto ao Criador de Touros por parte dos desafinados, mas eu tenho as costas largas e aguento !!; )

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub