Desporto Sondagem Aximage: Benfica é o favorito à conquista do campeonato

Sondagem Aximage: Benfica é o favorito à conquista do campeonato

Entre os inquiridos, 44,3% acredita que o Benfica vai ganhar a edição 2017/2018 da liga de futebol. Já 24% acredita que o Porto impedirá o clube encarnado de conquistar o penta campeonato.
Sondagem Aximage: Benfica é o favorito à conquista do campeonato
Pedro Catarino
Celso Filipe 08 de setembro de 2017 às 07:00

O Benfica vai ser o campeão de liga de futebol 2017/2018, segundo 44,3% dos inquiridos que participaram na sondagem realizada pela Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã, nos dias 29 e 30 de Agosto.

O Benfica surge como favorito destacado nesta sondagem, na medida em que o segundo clube apontado como provável campeão da liga, o FC. Porto, reúne 24% das preferências. Quanto ao Sporting surge em terceiro lugar, tendo sido apontado como próximo campeão por 15,7% dos inquiridos. Há ainda 2,3% que acreditam que o campeão não será nenhum dos três clubes chamados "grandes", enquanto 13,8% dos inquiridos não manifestarem opinião.

Por clube, os adeptos do Benfica são aqueles que mais acreditam na vitória do seu clube (77,5%), seguidos de muito perto pelos adeptos portistas, universo no qual 74,9% confia na conquista do título por pates do FC Porto. Os adeptos sportinguistas são os mais cépticos e entre os inquiridos cifrou-se em 60,8% os que estão convictos que o Sporting terminará o campeonato no primeiro lugar do pódio.

Nesta sondagem foi também pedida aos inquiridos a opinião sobre a introdução do vídeo árbitro nesta edição da liga de futebol para ajudar o juiz da partida nas decisões cruciais do jogo, concluindo-se que esta é uma decisão que conta com um apoio esmagador. Assim, 74,8% dos inquiridos, classifica a existência de vídeo árbitro como boa, enquanto para 7% é indiferente, ou seja "nem bom, nem mau", sendo que 11,3% consideram a introdução desta nova tecnologia como má.  



Ficha técnica 

 

Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel. Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 597 entrevistas efectivas: 291 a homens e 306 a mulheres; 57 no Interior Norte  Centro, 82 no Litoral Norte, 103 na Área Metropolitana do Porto, 120 no Litoral Centro, 164 na Área Metropolitana de Lisboa e 71 no Sul e Ilhas; 92 em aldeias, 162 em vilas e 343 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral. Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 29 e 30 de Agosto de 2017, com uma taxa de resposta de 83,5%. Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 597 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%). Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.

 




A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado saraiva14 08.09.2017

Não era preciso fazer sondagem! Com a corrupção na arbitragem e com os Orgãos da Federação Portuguesa de Futebol todos do lado deles, é fácil ser campeão! É sempre a somar! Bem diz o outro: os jogos de futebol, cá em Portugal, jogam-se muito fora das quatro linhas! A FPF e os seus Orgãos jurisdicionais estão todos sob influência da lampionagem!

comentários mais recentes
Água Ráz 08.09.2017

Na era preciso bastava a pergunta :-"qual é o clube que tem o presidente mais mafioso" -, e certamente o resultado era igual

pertinaz 08.09.2017

AXIMAGE =FAKE NEWS

Vitor 08.09.2017

Qualquer sondagem dá sempre um resultado favorável ao Benfica. Qual o maior? Qual o melhor? Qual o mais bonito? Qual... O Benfica tem muitos mais adeptos, portanto, fica sempre à frente nas opiniões. Perguntem lá fora, aos que gostam de futebol, e verão quem é que eles conhecem em Portugal.

teamviewer@9h9.org 08.09.2017

A SONDAGEM FOI FEITA , AOS ARBITROS, FEDEREÇÃO, CONSELHO DISCIPLINA? ASSIM ACREDITO..

ver mais comentários
pub