Desporto Sporting-FC Porto adiado para depois do fecho das urnas

Sporting-FC Porto adiado para depois do fecho das urnas

O início do jogo Sporting-FC Porto, marcado para 1 de Outubro, dia das eleições autárquicas, foi adiado para depois do fecho das urnas, anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
Sporting-FC Porto adiado para depois do fecho das urnas
Reuters
Lusa 14 de setembro de 2017 às 19:51

A partida da oitava jornada da I Liga, inicialmente agendada para as 18:00 de 1 de Outubro, vai ter início às 19:15, ou seja, um quarto de hora após o encerramento do ato eleitoral.

 

A decisão acontece no dia em que o Governo assumiu estar a preparar alterações à lei de forma a proibir a realização de eventos e espetáculos desportivos em dias de futuras eleições.

"A direcção executiva da Liga Portugal, sensível às razões apresentadas, nomeadamente no que se refere às questões de segurança e circulação de adeptos e de cidadãos que pretendem exercer o seu direito ao voto na área limítrofe no Estádio José Alvalade [em Lisboa], entendeu como válidos, lúcidos e responsáveis os argumentos dos autarcas, o que nos motiva à alteração do horário do referido jogo para as 19:15", lê-se no comunicado do organismo.

 

A Liga informa que recebeu uma exposição assinada pelo vereador da Segurança da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Manuel Castro, que transmitiu a preocupação do presidente da Junta de Freguesia do Lumiar (Lisboa), Pedro Delgado Alves, motivada pela sobreposição de horários do acto eleitoral e do jogo.

 

Em consequência disto e do pedido de alteração deste e dos demais jogos do dia reforçado ainda hoje pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, a Liga anunciou também "reajustará os restantes horários dos jogos da I Liga, desse dia, para o período após o fecho das urnas".

 

Além do 'clássico' SPorting-FC Porto, estão marcados para 1 de Outubro o Marítimo-Benfica (previsto para as 20:15), o Sporting de Braga-Estoril-Praia (16:00) e o Belenenses-Vitória de Guimarães (20:30).

 

"Por não descurar o importante momento democrático que serão as eleições autárquicas de 1 de Outubro, a Liga Portugal alterou para 30 de Setembro a data oficial da jornada 8 da I Liga e da jornada 9 da II Liga (...), provando que sempre foi intenção do organismo minorar, ao máximo, o impacto dos jogos no quotidiano dos adeptos e cidadãos", lê-se no comunicado.

 

O organismo acrescenta ainda que, "atendendo às condicionantes da participação portuguesa nas competições internacionais, às necessidades técnico-desportivas das equipas e à data de concentração dos futebolistas das seleções nacionais, a Liga Portugal restringiu ao máximo a marcação de jogos das suas competições para o dia 1 de Outubro".

 

A oitava ronda da I Liga acontece entre uma jornada de competições europeias (26 a 28 de Setembro) - com a participação de Benfica, FC Porto, Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães - e a concentração da seleção nacional, em 2 de Outubro.

 

"O objectivo principal da Liga Portugal será sempre a defesa intransigente dos interesses comuns das sociedades desportivas que representa, a par da capacidade competitiva das equipas portuguesas nas provas europeias, onde têm sido, há muitos anos, os maiores embaixadores do nosso país e da nossa democracia", sublinha a Liga.




A sua opinião4
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Mr.Tuga Há 4 dias

Estou deprimido!!!

Queria tanto ver esses VINTE E DOIS chutadores sul americanos a jogar este "clássico" da COPA AMÉRICA .....

Toy Boy Há 5 dias

Péssimas noticias para os pufes que querem abstenção

António Há 5 dias

Já posso dormir descansado! É que se o jogo fosse às 18:00, eu não teria tempo para votar. Assim, com o jogo às 19:15, já dá.

General Ciresp Há 5 dias

O d.branca a tentar evitar mais uma vez o "poucocinho".Medida acertada seria abrir os portoes do estadio depois do jogo jogado,ou sera que num 1/4 de hora o estadio enche?E vida.

pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub