Desporto Sporting joga com o Steaua de Bucareste no play-off da Liga dos Campeões

Sporting joga com o Steaua de Bucareste no play-off da Liga dos Campeões

O Sporting vai jogar com os romenos do Steaua de Bucareste no play-off de acesso à Liga dos Campeões. Os leões foram cabeças-de-série no sorteio e vão jogar a primeira-mão em Alvalade a 15 de Agosto. A segunda mão será a 22 de Agosto.
Sporting joga com o Steaua de Bucareste no play-off da Liga dos Campeões
Reuters
Bruno Simões 04 de agosto de 2017 às 11:19

O Sporting vai defrontar os romenos do Steaua de Bucareste no play-off de acesso à Liga dos Campeões. A equipa da capital romena foi a segunda classificada na respectiva Liga na época passada, ao passo que o Sporting ficou na terceira posição. O Sporting jogará a primeira mão em casa, a 15 de Agosto (terça-feira), com a segunda mão marcada para Bucareste uma semana depois, a 22 de Agosto.

É a primeira vez que o Sporting e o Steaua de Bucareste se defrontam. Mas esta é a quarta equipa romena a atravessar-se no caminho dos leões nas competições europeias, depois de Timisoara (1990), Dínamo de Bucareste (1991) e Vaslui (2012).

O Sporting acabou por beneficiar de um sorteio acessível, depois de ter conseguido aceder ao grupo dos cabeças-de-série que não foram campeões neste sorteio. Para aí chegar, os leões assistiram a um pequeno milagre: precisavam que quatro em cinco das seguintes equipas –Ajax, CSKA Moscovo, Dínamo Kiev, Viktoria Plzen e Club Brugge – ficassem pelo caminho. E efectivamente só o CSKA de Moscovo é que venceu os jogos da terceira pré-eliminatória.

 

Os outros possíveis adversários do Sporting eram os alemães do Hoffenheim (joga com o Liveropool), os suíços do BSC Young Boys (enfrentam o CSKA Moscovo), os turcos do Istambul Basaksehir (defrontam o Sevilha) e os franceses do Nice (que apanharam o Nápoles).

O Sporting tem um coeficiente no ranking da UEFA (36.866) ligeiramente superior ao do Steaua de Bucareste (35.370). Na temporada passada, o Steaua de Bucareste viu o título escapar por uma unha negra: acabou com os mesmos 44 pontos do Viitorul Constanta, e até com uma melhor diferença de golos (oito contra quatro), mas perdeu o título devido ao confronto directo com o campeão. Antes de chegar ao play-off, o Steaua afastou o Viktoria Plzen na terceira pré-eliminatória.

Já o Sporting ficou a 12 pontos do campeão Benfica em 2016/2017. Uma classificação que, ainda assim, permitiu ao clube participar nesta fase de play-off.

No total vai haver 10 jogos nesta fase – 10 equipas sorteadas no "caminho dos campeões", juntando os vencedores das respectivas ligas, e outras 10 no "caminho das ligas", que juntou os clubes que não venceram campeonatos.

Sorteio da fase de grupos é a 24 de Agosto

As restantes partidas vão opor os azeris do Qarabag aos dinamarqueses do Copenhaga; os cripriotas do APOEL aos polacos do Slávia de Praga; os gregos do Olympiacos aos croatas do Rijeka; os escoceses do Celtic de Glasgow aos cazaques do Astana; e os israelistas do Hapoel Beer-Sheva aos eslovenos do Maribor.

Se o Sporting vencer a sua eliminatória, junta-se aos restantes nove vencedores deste "play-off" que vão encontrar as 22 equipas que se apuraram automaticamente para a fase de grupos, entre as quais estão o Benfica e o FC Porto. O sorteio da fase de grupos está marcado para 24 de Agosto.

Quem ficar pelo caminho no play-off vai participar na fase de grupos da Liga Europa, cujo sorteio está marcado para 25 de Agosto.


Notícia actualizada com mais informação às 11:45



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub