Desporto Sporting não paga juros dos VMOC este ano

Sporting não paga juros dos VMOC este ano

A SAD do Sporting comunicou esta manhã à CMVM que não vai pagar o juro de 4% pelos VMOC que emitiu em 2011 e que são detidos pelo BCP e pelo Novo Banco. O clube não remunera estes instrumentos se não tiver lucros para distribuir.
Bruno Simões 23 de dezembro de 2016 às 14:09

O Novo Banco e o BCP não vão ser remunerados pelos 55 milhões de euros de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) que adquiriram ao Sporting em 2011. Nos primeiros anos após a emissão, os leões pagavam um juro anual de 3,5%, mas depois de, no início do ano, terem garantido o prolongamento da maturidade deste instrumento em 10 anos, até 2026, as condições para o pagamento de juros foram alteradas.

 

A taxa até subiu para 4%, mas os leões apenas se comprometeram a remunerar o investimento dos bancos caso registem lucros para distribuir aos accionistas. E caso os lucros não sejam suficientes para satisfazer o pagamento integral dos juros, o respectivo montante "deverá ser reduzido ao valor dos lucros distribuíveis verificados".

 

Uma vez que, em no exercício 2015/2016, a SAD do Sporting registou prejuízos de 31,9 milhões de euros, a sociedade comunicou esta manhã à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que não vai proceder ao pagamento dos juros aos bancos.

 

Constata-se que "não se verificaram lucros distribuíveis, pelo que não estando preenchida a respectiva condição, não há, por referência à sexta data possível de pagamento de juros, 26 de Dezembro de 2016, lugar ao pagamento dos mesmos", informou a SAD leonina.

 

O prolongamento da maturidade dos VMOC do Sporting, acertado em Janeiro, motivou uma petição assinada por mais de quatro mil pessoas, que foi discutida na Assembleia da República. Bloco de Esquerda e PCP criticaram a forma como os bancos se posicionaram nesta questão.

O Sporting informou entretanto o Negócios de que já juntou três milhões de euros para recomprar estes instrumentos aos bancos.



A sua opinião38
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 23.12.2016


Costa vai arranjar solução para os lesados do Sporting.

comentários mais recentes
makabrus2 Há 4 semanas

Paguem com dinheiro dos 600 milhões que o Vieira deve ao BES....

José Fiaes Há 4 semanas

É uma vergonha a forma como são permitidas estas burlices encapotadas que acabam sempre por cair nos mesmos: os contribuintes. Convém lembrar que já o Vieira micou o Estado em mais de 600 milhões em várias empresas que levou à falência e que não pagaram ao Fisco e à Segurança Social.

Ze 23.12.2016

O Sporting esta a por-se a jeito para os bancos serem forçados a arranjar um comprador ...

António Barreto 23.12.2016

Nem neste, nem nos seguintes!

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub