Transportes STCP compra 188 novos autocarros "verdes" após jejum de seis anos

STCP compra 188 novos autocarros "verdes" após jejum de seis anos

A transportadora pública de passageiros do Porto contratualizou esta quinta-feira, na presença do primeiro-ministro, a aquisição de 173 autocarros a gás natural e 15 eléctricos, num investimento de 92 milhões de euros, após seis anos sem mexidas na renovação da frota.
STCP compra 188 novos autocarros "verdes" após jejum de seis anos
José Rebelo/Correio da Manhã
Rui Neves 31 de agosto de 2017 às 16:31
A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) deu hoje o pontapé de saída para a renovação de quase metade da sua frota. Depois de estar seis anos sem comprar um único autocarro, assinou na tarde de hoje, 31 de Agosto, os contratos de aquisição de 173 autocarros a gás natural e 15 eléctricos.

O investimento associado a estes contratos totaliza 92 milhões de euro, incluindo o valor da aquisição dos autocarros e a sua manutenção or 16 anos.

A cerimónia de assinatura dos contratos decorreu em Vila Nova de Gaia, nas instalações da Caetano Bus, empresa pertencente ao universo da Salvador Caetano, e contou com a presença do primeiro-ministro António Costa.

A MAN ganhou o concurso para o fabrico dos 173 autocarros a gás natural, enquanto os 15 autocarros eléctricos serão fornecidos pela Caetano Bus.

Os primeiros 35 autocarros a gás natural comprimido e os 15 autocarros eléctricos deverão chegar à STCP no próximo ano, seguindo-se mais 60 no ano seguinte. Os últimos 78 do lote agora encomendados têm entrega prevista para 2020.

De acordo com o presidente da STCP, Jorge Delgado, os novos autocarros vão permitir à transportadora chegar a 2020, tendo em conta a dimensão actual da sua frota, com 77% dos seus 419 autocarros movidos a gás natural comprimido, 4% eléctricos e apenas 19% a diesel.

Este investimento da transportadora pública de passageiros do Porto é o maior aprovado no âmbito do aviso do programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para aquisição de autocarros de elevada performance ambiental.



A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
??? 20.09.2017

Autocarros verdes para o Porto? E o pintainho da costa deixa?

Mr.Tuga 01.09.2017

PARABENS pela aposta em autocarros NOVOS e amigos do AMBIENTE!

Já a MIERDA de TRAMPA das empresas de transportes privadas RESENDE, VALPI, PACENSE, etc, só IMPORTAM SUCATA PODRE e POLUIDORA com 10, 15 e mais anos.... Uma VERGONHA! Como é permitido?!?

Saber mais e Alertas
pub