Banca & Finanças TC pode guardar segredo dos rendimentos dos administradores da Caixa? Bloco acha que sim

TC pode guardar segredo dos rendimentos dos administradores da Caixa? Bloco acha que sim

A líder do Bloco de Esquerda disse esta quarta-feira, em entrevista à Rádio Renascença, que o Governo terá "um problema grave em mãos" se os administradores da Caixa mantiverem a recusa do envio das declarações ao TC e sugeriu uma solução para resolver a questão.
TC pode guardar segredo dos rendimentos dos administradores da Caixa? Bloco acha que sim
Miguel Baltazar/Negócios
Marta Moitinho Oliveira 02 de Novembro de 2016 às 13:52
A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta quarta-feira a possibilidade de o Tribunal Constitucional (TC) vir a decidir, por razões de segurança, que as declarações de rendimentos dos administradores da Caixa possam ficar protegidas depois de entregues no Palácio Ratton e não serem completamente públicas. Esta seria uma forma de resolver o impasse que tem marcado as últimas semanas e que resulta da recusa da equipa de António Domingues de entregar a declaração de rendimentos e património no Constitucional.      

"É completamente incompreensível [o não envio para o TC] até porque, se houver alguma questão de segurança que nós não estejamos a ver, o TC até pode ponderá-la e não a tornar [a declaração de rendimentos] completamente pública", afirmou Catarina Martins na entrevista à Renascença.

A líder do Bloco de Esquerda volta a subir a pressão sobre o Governo de António Costa, ao defender que se a recusa de entrega permanecer o Executivo terá um problema "grave em mãos".

"Tudo isto é lamentável", começa por afirmar, acrescentando que "isto se resolve bem com a administração da caixa a fazer uma coisa tão simples como entregar a declaração de rendimentos património no TC".

No entanto, não a equipa de António Domingues optou por não o fazer, escudando-se num parecer interno da Caixa que defende que os administradores ficaram desobrigados de o fazer no momento em que o Governo tirou a Caixa do Estatuto do Gestor Público.

"Espero que mude de ideias. Senão o Governo tem um problema grave entre mãos", afirma na mesma entrevista, avisando que o problema é criado pelo próprio Governo. "Não é um problema criado pelo Bloco de Esquerda ou pelos partidos" que exigem a entrega da declaração de rendimentos. "É um problema criado por este absurdo de se achar que se pode gerir o maior banco português, que é um banco público, e não entregar a declaração de rendimentos".

No dia em que Catarina Martins faz estas declarações, PSD e CDS entregam no Parlamento projectos de lei para forçar a entrega das declarações de rendimentos e património da equipa de António Domingues.



A sua opinião48
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 6 dias


Um governo de ladrões

PS - PCP - BE - e seus apoiantes - ROUBAM OS TRABALHADORES E PENSIONISTAS DO PRIVADO

A malta da esquerda sonha em roubar os patrões…

Como não consegue, rouba os trabalhados e pensionistas do privado!

comentários mais recentes
Anónimo Há 5 dias

A Catarina e a Mariana sao umas hipocritas. Vendem tudo para ter poder. Haja vergonha.

Conde Montanellas Há 5 dias

Depressa se apanham mentirosos.
Coxos são muito mais difíceis de apanhar
Sugestão para os bloquistas e afins
-- Que os novos e eméritos administradores da CGD escrevam a declaração de rendimentos em barras de gelo. Eu comprometo-me conservá~las no forno do meu fogão

Anónimo Há 6 dias

Então não é o mesmo que as Finanças? as finanças não tem a declaração?
A Catarina acabou por ceder ao Costa, um namoro perfeito...é necessário ter cá uma lata, tanto ladraram para nada, a ambição pelo poder se sobrepõe às ideias.

Anónimo Há 6 dias

Estas raparigas já estão por tudo. Já só falam na declaração de rendimentos e património. As absurdas retribuições com que vão ser remunerados, passaram às "calendas". Fazem-se pagar por "génios", como se o país ignorasse, como geriram a banca nos últimos 20 anos. Esta gente é séria? Não parece!!!

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub