Tecnologias Toshiba adia contas e afunda em bolsa

Toshiba adia contas e afunda em bolsa

A companhia nipónica chegou a perder 10% na sessão desta terça-feira depois de ter pedido mais um mês para analisar o impacto nas suas contas da operação nuclear nos Estados Unidos.
Toshiba adia contas e afunda em bolsa
Paulo Zacarias Gomes 14 de fevereiro de 2017 às 08:01

As acções da Toshiba chegaram a cair 10,52% na bolsa japonesa esta terça-feira, 14 de Fevereiro, depois de a tecnológica nipónica ter adiado a divulgação do impacto, nas suas contas, de imparidades relacionadas com a sua operação nuclear nos EUA.

Segundo a Bloomberg, a empresa deveria anunciar esta terça-feira os resultados dos primeiros nove meses até Dezembro, incluindo os reflexos nas suas contas de cerca de 700 mil milhões de ienes (5,81 mil milhões de euros à cotação actual) daquelas imparidades.

Contudo, à hora programada, emitiu antes um comunicado em que refere que vai precisar de mais um mês para avaliar aquelas perdas e para análise jurídica das informações.

Não é a primeira vez que a Toshiba adia a apresentação de resultados. O escândalo contabilístico de 2015 obrigou a cancelar por duas vezes o anúncio de números da sua actividade.

Em Dezembro a empresa tinha confirmado que a disputa em torno do valor da empresa do sector da energia nuclear adquirida em 2006 através da subsidiária Westinghouse Electric (no valor de 5.000 milhões de euros) , levaria a perdas por imparidades "de muitos milhares de milhões de dólares", sem especificar quanto.

Nos nove meses de exercício, os prejuízos deverão rondar os 3,32 mil milhões de euros, estima o jornal Nikkei, citado pela Bloomberg. A empresa não comenta.


As acções da Toshiba perderam 9,2% para 227 ienes. A tecnológica foi uma das cotadas que mais desvalorizou em Tóquio, que encerrou a a sessão a cair 1,13%. 



A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
nuno Há 1 semana

A cada vez maior falta de qualidade dos produtos toshiba estão a levar a marca à ruína.

pub