Tecnologias Toshiba enfrenta maior processo de sempre apresentado por investidores

Toshiba enfrenta maior processo de sempre apresentado por investidores

A empresa japonesa enfrenta um processo em tribunal que pede uma indemnização de 16,7 mil milhões de ienes. Os 45 accionistas procuram uma compensação por aquilo que considera ser uma "contabilidade irregular".
Toshiba enfrenta maior processo de sempre apresentado por investidores
Negócios 13 de Outubro de 2016 às 13:58

Um grupo de investidores da tecnológica japonesa Toshiba exige à empresa uma compensação por danos que ascende aos 16,7 mil milhões de ienes (146 milhões de euros à cotação actual) na sequência do escândalo de manipulação contabilística revelado no ano passado que inflacionou os lucros da companhia.
 

De acordo com a Reuters, que cita um comunicado da empresa, o processo judicial foi interposto por 45 accionistas - na maioria investidores internacionais. O valor em causa é o mais elevado até hoje em pedidos de indemnização à Toshiba, dado que todos os processos anteriores somados acendem a um total de 133 milhões de euros em compensações.

Para eventualmente ressarcir os investidores em qualquer valor a empresa terá de registar "provisões por especificar" nas suas contas, refere a Toshiba.

Desde que anunciou lucros inflacionados, em 2008, o fabricante japonês já foi alvo de 15 processos. Entre os queixosos, destaca-se a GPIF, o maior fundo de pensões do mundo.

No ano passado, investigações apuraram vários erros de contabilidade nos negócios da Toshiba, uma prática atribuída a uma cultura empresarial em que os empregados dificilmente questionam os seus superiores.

Nos últimos anos, vários nomes da indústria japonesa têm passado por processos judiciais. A Olympus e a unidade nuclear de Fukushima Daichi, da Tepco, são dois exemplos destacados pela agência.

No último caso esteve em causa um pedido de indemnização de 48 mil milhões de euros no seguimento de uma acusação dos directores da empresa por terem ignorado vários avisos de um possível tsunami, não se preparando para o acidente em questão.

As acções da Toshiba encerraram a sessão desta quinta-feira, 13 de Outubro, a valorizar 3,15% para 366,5 ienes em Tóquio.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 2 semanas


PS ROUBA OS TRABALHADORES E PENSIONISTAS DO PRIVADO


O CÚMULO DA ASNEIRA.

O SOCAS GATUNO conseguiu endividar o país até à bancarrota (e o COSTA LADRÃO está a continuar o serviço).

Para onde foi o todo esse dinheiro, se nem sequer pagou as obras que mandou fazer (PPP) ?

Adivinhou: Salários e pensões da FP.

pub