Transportes Último Intercidades do dia entre Lisboa e Porto vai ser antecipado meia hora

Último Intercidades do dia entre Lisboa e Porto vai ser antecipado meia hora

O último comboio diário a fazer a ligação entre a estação de Santa Apolónia, em Lisboa, e Campanhã, no Porto, arranca actualmente às 22:00. A partir de 11 de Dezembro, com a entrada em vigor dos horários de Inverno, vai partir às 21:30.
Último Intercidades do dia entre Lisboa e Porto vai ser antecipado meia hora
Miguel Baltazar
Bruno Simões 16 de novembro de 2017 às 12:04

Dentro de um mês, o último comboio diário para o Norte vai sair de Lisboa meia hora mais cedo. Actualmente, o derradeiro Intercidades que liga todos os dias as estações de Santa Apolónia e Campanhã, no Porto, sai de Lisboa às 22:00. A partir de 11 de Dezembro, com a entrada em vigor dos horários de Inverno da CP, esta composição vai partir meia hora mais cedo, retomando o horário que era praticado há alguns anos.

 

Será esta a alteração que a empresa pública ferroviária vai implementar na sua rede de longo curso no próximo mês, e não o fim desta composição. Esta quarta-feira à noite, circulou nas redes sociais a informação (que carecia de confirmação oficial) de que a CP se preparava para suprimir este último comboio entre Lisboa e o Porto. Nesse cenário, o último comboio a ligar Lisboa e Porto seria o Alfa Pendular que parte da capital às 20:00.

O deputado do PSD Luís Vales fez até uma publicação no Facebook em que se insurgia contra a alegada supressão do último Intercidades, mostrando-se incrédulo com a possibilidade de cancelar este comboio "sem dar cavaco a ninguém".

 

A adensar as suspeitas estava a impossibilidade de comprar bilhete, no site da CP, para o referido comboio a partir do dia 11 de Dezembro. Ao Negócios, a empresa pública esclarece que "o comboio em causa tem prevista, nesta alteração, a antecipação da sua partida em 30 minutos. Por esse motivo não está disponível a venda para o seu horário actual". Assim sendo, o último Intercidades do dia entre Lisboa e Porto vai começar a sua marcha às 21:30.

A CP diz que "como habitual, estão em estudo eventuais acertos de horários para entrar em vigor em Dezembro", que é a data em que "se mudam os horários da ferrovia anualmente". "Não está prevista a redução da oferta e das ligações de longo curso (Alfa Pendular e/ou Intercidades) actualmente existente", garantiu a empresa.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
MIguel Viegas Há 3 semanas

Interessante era averiguar porque motivo o último intercidades Lisboa - Braga chega sempre atrasado e questionar as entidades competentes pelos constantes atropelos realizados por esta empresa aos consumidores.