Automóvel Venda de carros cai em Portugal em mês de forte subida na Europa

Venda de carros cai em Portugal em mês de forte subida na Europa

No primeiro mês do ano, a venda de carros na União Europeia subiu mais de 7%, beneficiando de efeitos de calendário. Contudo, em Portugal a venda de automóveis novos diminuiu quase 3% face ao mesmo período de 2017.
Venda de carros cai em Portugal em mês de forte subida na Europa
Bruno Simão
Ana Laranjeiro 15 de fevereiro de 2018 às 07:52

No primeiro mês de 2018, a venda de carros acelerou mais de 7% na União Europeia face ao mesmo período de 2017. Os dados da Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA na sigla em inglês) indicam que no mês passado foram registados 1.253,877 automóveis novos de passageiros, mais 7,1% que em igual período do ano anterior, "beneficiando do efeito positivo do calendário".

As maiores subidas foram registadas pela Roménia (66,4%), Eslováquia (48,8%), Hungria (38,5%), Grécia (37,5%), Bulgária (36,8%) e Croácia (32,7%).

Apesar desta subida na Europa a 28, Portugal não acompanhou a tendência e registou uma descida ligeira na venda de carros novos. Em Janeiro, em solo nacional houve 14.603 registos de novos veículos de passageiros, ou seja menos 2,8% que em Janeiro do ano passado, de acordo com os números da ACEA.

Queda mais acentuava viveu-se no mercado britânico, com a venda de carros novos a tombar 6,3% em Janeiro para um total de 163.615 carros.

Entre as construtoras automóveis, o grupo germânico Volkswagen foi o que mais vendeu veículos novos de passageiros em Janeiro na União Europeia: 308.353 veículos, o que representa uma subida de 9,2% face ao mesmo período do ano passado. Dentro deste grupo foi a Volkswagen que mais carros vendeu: 143.028.

O grupo PSA surge na segunda posição entre as construtoras, tendo sido registados 207.984 automóveis novos deste grupo. A Peugeot foi a que mais vendeu dentro do grupo.

Em terceiro lugar está o grupo Renault, que vendeu um total de 116.559 carros novos. Também neste caso a marca que dá nome ao grupo foi a que mais vendeu.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentários mais recentes
Andante 15.02.2018

Demasiados impostos sobre as viaturas!...é inconcebivel o valor dos carros em Portugal...fica o desafio ao negocios fazer estudo comparativo de varios paises da UE para 5 viaturas de diferentes segmentos...valor viatura, impostos sobre a mesma, poder de compra. Vao ver a pouca vergonha!

pub