Automóvel Volkswagen admite culpa nos EUA. Multa ascende a 2,8 mil milhões

Volkswagen admite culpa nos EUA. Multa ascende a 2,8 mil milhões

O fabricante automóvel alemão Volkswagen (VW) declarou-se esta sexta-feira culpado, num tribunal de Detroit, de conspirar para defraudar milhares de pessoas nos Estados Unidos com a manipulação das emissões poluentes nos veículos com motores 'diesel'.
Volkswagen admite culpa nos EUA. Multa ascende a 2,8 mil milhões
reuters, bloomberg
Lusa 10 de março de 2017 às 19:18

A declaração de culpabilidade da VW faz parte do acordo que o grupo alemão alcançou em Janeiro com as autoridades norte-americanas para resolver o caso que afectou quase 600 mil veículos com um dispositivo que manipula as emissões poluentes realmente produzidas.

 

Segundo o acordo, a empresa vai pagar 2.800 milhões de dólares (2.640 milhões de euros) como "multa penal por conspiração de longo prazo para vender aproximadamente 590 mil veículos a 'diesel' nos Estados Unidos usando um dispositivo que manipulava os testes de emissões ordenados pela Agência de Protecção Ambiental (EPA)" e autoridades da Califórnia.

 

A VW terá ainda de pagar 1.500 milhões de dólares (1.400 milhões de euros) por importação e venda nos Estados Unidos de veículos manipulados e por fraude aduaneira.

 

Após a VW ter admitido a culpabilidade, o juiz instrutor do caso, Sean Cox, anunciou que vai estudar o acordo alcançado entre as duas partes, de acordo com a agência Efe.

 

Cox, que fixou a data de 21 de Abril para ditar formalmente a sentença, afirmou que os delitos pelos quais o fabricante alemão se declarou culpado são "muito graves".


A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Conselheiro de Trump 10.03.2017

Se estes modelos foram vendidos em todo o mundo,todo o mundo esta gasificado de gases poluentes,nao e dificil.Ja li que a marca ja tem de lado qualquer coisa que ultrapassa os 20.000.000.000 de euros,agora so falta saber se ele chega,penso que nao.

pub