Automóvel Volkswagen pode estender ao Reino Unido estímulos à troca de carros diesel

Volkswagen pode estender ao Reino Unido estímulos à troca de carros diesel

À semelhança do que já anunciou para os proprietários alemães, também os britânicos deverão ser abrangidos pelo mecanismo de troca de veículos poluentes por carros mais avançados, refere o Financial Times.
Volkswagen pode estender ao Reino Unido estímulos à troca de carros diesel
Jochen Eckel/Bloomberg
Paulo Zacarias Gomes 10 de agosto de 2017 às 15:37
Depois dos proprietários de automóveis na Alemanha, que esta semana passaram a poder beneficiar de um incentivo de até 10 mil euros para a troca de carros diesel antigos por novos veículos de marcas do grupo Volkswagen, também os do Reino Unido pode vir a ser abrangido por um mecanismo semelhante.

A decisão da empresa germânica, que pretende assim travar a poluição nas grandes cidades e preservar a indústria dos veículos a gasóleo, poderá ser anunciada ainda esta quinta-feira, 10 de Agosto, avança o Financial Times. 

A publicação, que cita uma fonte próxima do processo, adianta que vários responsáveis pelas marcas da Volkswagen no Reino Unido - Audi, Porsche, Skoda e Seat - estiveram reunidos durante o dia de hoje.

Um porta-voz do grupo admitiu entretanto que  cada uma das marcas está a estudar possíveis benefícios para implementar um esquema de incentivos em território britânico, mas que o processo está numa fase inicial.

Na terça-feira passada, a Audi e a Volkswagen anunciaram a concessão de um incentivo de até 10.000 euros, dependendo do modelo, na compra de uma nova viatura da marca que seja mais ecológica.

A vantagem comercial enquadra-se no "programa ambiental" lançado pelo grupo como forma de promover cidades mais limpas, estratégia que tinha ficado acordada na semana passada durante a "cimeira do diesel" em que responsáveis do sector e políticos discutiram formas de "salvar" as viaturas que usam este combustível na Alemanha.

O apoio pode ser atribuído no caso da compra de um carro compatível com as normas standard Euro 6 (mais eficientes ambientalmente), contra a retirada das estradas de automóveis diesel mais antigos (standards Euro 1 a Euro 4).

No caso da Audi o apoio começa nos 3 mil euros e vai também até 10.000 euros. No modelo desenvolvido pela VW, a compra de híbridos, eléctricos ou a gás natural pode dar direito a um incentivo extra.

A notícia de que a Volkswagen está a ponderar estender os estímulos ao Reino Unido chega um dia depois de a BMW ter anunciado um mecanismo semelhante, de atribuir um apoio de até 2.000 libras (2.214 euros à cotação actual) a proprietários de carros antigos de norma inferior à Euro 4 na compra de um novo carro.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
Saber mais e Alertas
pub