Media Walt Disney paga 44 mil milhões de euros por parte do império de Rupert Murdoch

Walt Disney paga 44 mil milhões de euros por parte do império de Rupert Murdoch

O negócio inclui o estúdio de Hollywood 21st Century Fox, mas os canais da rede Fox continuam nas mãos da família Murdoch.
Walt Disney paga 44 mil milhões de euros por parte do império de Rupert Murdoch
Reuters
André Cabrita-Mendes 14 de dezembro de 2017 às 12:26
A Walt Disney anunciou a compra do império de Rupert Murdoch (na foto) por 52.400 milhões de dólares (44.300 milhões de euros). A aquisição da Twenty-First Century Fox foi anunciado esta quinta-feira, 14 de Dezembro.

O negócio inclui o estúdio de Hollywood 21st Century Fox, onde foram produzidos os filmes Avatar e X-Men, mas os canais da rede Fox continuam nas mãos da família Murdoch.

"Juntamente com o compromisso da Disney em produzir entretenimento de elevada qualidade, a compra destes activos vai permitir à Disney criar conteúdos mais apelativos, construir relações mais directas com consumidores em todo o mundo e produzir uma experiência mais interessante para os consumidores", pode-se ler no comunicado da empresa.

O negócio inclui também os estúdios de produção de conteúdos televisivos da 21st Century Fox, onde é produzida a lendária série de animação Os Simpsons, 
assim como a plataforma Hulu e a produtora Endemol Shine Group.

O pacote também inclui os canais FX e National Geographic, assim como a fatia de 39% que a família Murdoch detinha na cadeia televisiva europeia Sky. A Disney diz que quer fechar a compra dos 61% da Sky que a família Murdoch não detinha e cuja operação já tinha tido início e que deverá estar fechada até 30 de Junho de 2018.

A Disney aponta que a sua audiência internacional vai crescer de forma significativa com a adição dos vários canais televisivos. A Sky chega a 23 milhões de lares no Reino Unido, Irlanda Alemanha, Áustria e Itália, a Fox Networks International conta com mais de 350 canais em 170 países enquanto a Star India opera 69 canais que atingem 720 milhões de espectadores por mês na Índia e noutros 100 países.

Já o canal Fox News, conhecido pelo seu apoio ao partido republicano e ao presidente Donald Trump, continua nas mãos do império de Rupert Murdoch.

Também os jornais britânicos The Sun e The Times, assim como os norte-americanos Wall Street Journal e New York Post também continuam nas mãos da família Murdoch através da empresa News Corp..

(Notícia actualizada às 12:57)




pub