18:34
26-11-2012 17 29 00Martifer Solar2.jpg
A empresa do grupo Martifer nega ter a intenção de vender a sua operação norte-americana, assegurando que o que está em causa é uma reorganização da sua subsidiária, já que a Martifer “está empenhada em manter a sua presença neste mercado”.
00:01
Produção de energia baixa custo da gestão de resíduos para o consumidor final
Energia já vale um quarto do volume de negócios da EGF, cuja privatização será realizada num quadro de maior definição sobre o futuro da gestão de resíduos, com a publicação do novo regulamento tarifário do sector.
16 de Abril, 13:53
Martifer Solar deverá vender negócio nos Estados Unidos em Junho
O pedido de protecção contra credores apresentado em Janeiro em Las Vegas teve desenvolvimentos. A subsidiária norte-americana da Martifer Solar, que em 2013 trouxe prejuízos de vários milhões de euros ao grupo, está a tentar rescindir contratos com os colaboradores e prepara-se para vender o seu negócio.
16 de Abril, 00:01
Portugueses dizem adeus à troika com factura de gás 19% mais cara
Regulador propõe para Julho uma actualização de 2,4% das tarifas. É o menos acentuado dos aumentos aplicados pela ERSE desde Julho de 2010, mas tornará as facturas de gás natural 19% mais altas do que eram em Julho de 2011, no início da intervenção da troika em Portugal.
16 de Abril, 00:01
Galp espera recuo do Governo na taxa sobre o sector energético
Ministra das Finanças admitiu que a contribuição extraordinária de 150 milhões é para continuar em 2015, o que o presidente da Galp, Manuel Ferreira de Oliveira, espera que não se confirme.
15 de Abril, 19:12
Alemã RWE inicia abastecimento de gás para a Ucrânia
A empresa alemã iniciou esta terça-feira o fornecimento de gás natural para a Ucrânia numa tentativa de minimizar as repercussões para a economia ucraniana do aumento do preço do gás imposto pela empresa estatal russa Gazprom.
15 de Abril, 18:15
Fitch volta a manter perspectiva “negativa” para a EDP
Tal como em Janeiro, a agência de notação financeira voltou a manter a perspectiva “negativa” sobre o “rating” da eléctrica. Assim, a notação da EDP pode vir a ser cortada numa próxima avaliação. Esta decisão da Fitch surge após a “introdução pelo Governo espanhol de alterações regulatórias que afectam a remuneração das actividades do sector eléctrico”.
15 de Abril, 18:10
Gás natural deverá aumentar 2,4% em Julho
O regulador da energia propõe uma subida das tarifas de gás natural, devido aos custos associados ao uso das infra-estruturas de transporte e distribuição de gás, devendo o agravamento traduzir-se num acréscimo médio de 56 cêntimos por mês para um agregado familiar de quatro pessoas.
15 de Abril, 15:19
Governo vai manter contribuição extraordinária na energia em 2015
A contribuição extraordinária para o sector da energia foi introduzida para 2014, com a garantia de que seria extraordinária. Mas Maria Luís Albuquerque, ministra das Finanças, assumiu que as medidas aprovadas para conseguir fixar o défice nos 2,5% do PIB têm como pressuposto a manutenção do imposto suplementar para a energia.
15 de Abril, 08:17
Galp com subida na exploração petrolífera mas com quebra na refinação
A petrolífera portuguesa produziu mais matéria-prima mas acabou por ser prejudicada pela refinação. Nos primeiros três meses do ano, as vendas a clientes directos de produtos refinados e de energia também cederam.
15 de Abril, 00:01
Goldenergy lança pacote dual com desconto de 20% na electricidade
A empresa da Dourogás duplicou as receitas em 2013, ao apostar no mercado livre, e prevê conquistar 40 mil clientes na oferta conjunta de gás e electricidade.
14 de Abril, 19:29
Infografia: O que paga uma factura eléctrica
Na factura de electricidade há vários custos que se estão a pagar. E esses custos variam consoante se trata de um consumidor doméstico ou industrial.
14 de Abril, 13:40
Por que não descem os preços da electricidade?
A troika criticou desde o início os preços da energia em Portugal. O Governo cortou nas chamadas rendas excessivas. O Negócios explica-lhe por que, apesar disso, não descem as tarifas.
14 de Abril, 09:00
Cronologia: Troika levou três anos a criticar energia
Março de 2012 foi especialmente marcante no dossiê das rendas da energia. O secretário de Estado, Henrique Gomes, apresenta a demissão, após reiteradas críticas aos custos do sistema eléctrico. Artur Trindade substituiu-o e passados dois meses o Governo anuncia o pacote de medidas para cortar custos no sector.
pub