Energia EDP pondera venda da espanhola Naturgas

EDP pondera venda da espanhola Naturgas

A transacção - que ainda não terá sido aprovada pela empresa mas que pode arrancar ainda este trimestre - deverá permitir à energética encaixar 2.000 milhões de euros, estimam fontes citadas pela Bloomberg, que avança a notícia.
EDP pondera venda da espanhola Naturgas
Paulo Zacarias Gomes 10 de janeiro de 2017 às 22:31
A EDP mandatou o JPMorgan e o Morgan Stanley para estudarem as opções de venda da distribuidora de gás Naturgas em Espanha - detida a 100% pela EDP - uma alienação que, a concretizar-se, pode significar um encaixe de 2.000 milhões de euros para a companhia.

A notícia é avançada esta terça-feira, 10 de Janeiro, pelaBloomberg, que cita fontes não identificadas. Segundo a mesma informação, o processo de venda poderá arrancar ainda neste primeiro trimestre mas a empresa não terá ainda aprovado formalmente a operação. 

No radar da energética, como futuros accionistas a explorar, estarão fundos de investimento e fundos de pensões, refere a agência noticiosa. Tanto a EDP como a Morgan Stanley recusaram comentar a notícia à Bloomberg, não lhe tendo sido possível chegar ao contacto com o JPMorgan.

A acontecer, a venda acompanha outros movimentos de consolidação em curso no sector energético em Espanha. A agência escreve que o Goldman Sachs está a acelerar a alienação do distribuidor Redexis Gas, uma transacção que pode desencadear a venda da Naturgas.

E recorda que, em 2015, o Morgan Stanley vendeu a Madrilena Red de Gas a um consórcio liderado pela EDF Invest e onde pontuavam fundos de investimento e de pensões. Nessa altura, a mesma Naturgas, fechou a venda de activos de distribuição de gás à Redexis, o que permitiu à EDP um encaixe de 186 milhões de euros.

Em Julho do ano passado a empresa liderada por António Mexia (na foto) fechou a compra de uma última parcela de 5% da empresa, passando a detê-la na totalidade. A operação foi na altura feita através da Hidroelétrica del Cantábrico, por 33,3 milhões de euros. 
Em 2010, a empresa tinha comprado uma fatia de 29,43% da distribuidora por 617 milhões de euros acrescidos de juros.

Em Espanha, de acordo com a EDP, a Naturgas fornece aproximadamente um milhão de clientes.

As acções da EDP fecharam a sessão desta terça-feira a cair 1,93% para 2,74 euros.



A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Uma a uma... Há 1 semana

La vao os chinas "papar" mais um dividendo especial e pra isso va de conver patrimonio lucrativo em "cash".Uma a uma as "joias" vao "a vida" e por estes dias serao convertidas em novas "cimpor",isto e'; de riqueza passarao a dividas.

INVESTIDOR Há 1 semana

OUTRA QUE ESTÁ NA FALENCIA,

pub
pub
pub
pub