Energia Tarifa social da água chega em Março

Tarifa social da água chega em Março

Os municípios têm o poder de decidir se os consumidores considerados economicamente vulneráveis poderão aceder ao desconto.
Tarifa social da água chega em Março
Bloomberg
Negócios 05 de dezembro de 2017 às 12:40

A tarifa social da água vai começar a ser aplicada a partir de Março de 2018. O prazo consta do decreto-lei publicado esta terça-feira, 6 de Dezembro, em Diário da República.

O documento formaliza a proposta que já tinha sido aprovada em Outubro em Conselho de Ministros. No mesmo pode ler-se que "produz efeitos 90 dias após a sua entrada em vigor", que se dá a 6 de Dezembro.

A tarifa social da água prevê um desconto ou isenção sobre o preço de água fornecida para agregados em situação de "carência económica", com rendimento anual igual ou inferior a 5.808 euros "acrescido de 50% por cada elemento que não aufira qualquer rendimento, até ao máximo de 10".

O diploma considera como beneficiários aqueles que recebem complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, subsídio social de desemprego, abono de família, pensão social de invalidez e pensão social de velhice.


A tarifa social da água será aplicada pelos municípios mas, ao contrário da electricidade, essa adesão é "voluntária". Tal significa que os 308 municípios têm o poder de decidir se os consumidores economicamente vulneráveis têm o direito a desconto na água.

Os municípios vão também poder "prever outros critérios de referência para o acesso ao tarifário social mais abrangentes" que os que constam agora na lei.




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo Há 6 dias

A tarifa até pode chegar. Já a água?!

Mr.Tuga Há 6 dias

As "prioridades" de xuxas DESgovernantes DESPESISTAS RUINOSOS de 3º mundo!

O pais a viver a MAIOR SECA e uma FALTA DE AGUA BRUTAL! E estes xuxas o que fazem? Criam a "tarifa social da água".
Ou seja, um INCENTIVO AO DESPERDICIO!
Broncos de MERD*! Tudo ao contrario!
Quando faltar agua na AR...

pub