Energia Vendas de gasolina descem e de gasóleo aumentam no primeiro trimestre

Vendas de gasolina descem e de gasóleo aumentam no primeiro trimestre

As vendas de gás petróleo liquefeito, botijas de gás mais gás auto, avançaram 3,5% durante o primeiro trimestre deste ano.
Vendas de gasolina descem e de gasóleo aumentam no primeiro trimestre
Negócios 19 de junho de 2017 às 17:00
As vendas de combustíveis em Portugal tiveram diferentes destinos no primeiro trimestre. As vendas de gasóleo, o combustível rodoviário mais vendido em Portugal, subiram 1,6% no primeiro trimestre deste ano para um total de 1,014 milhões de toneladas. Já as vendas de gasolina recuaram 5,4% para 249 mil toneladas durante igual período.

Face ao quarto trimestre de 2016, tanto as vendas de gasóleo como de gasolina recuaram 5% cada nos três primeiros meses deste ano. As vendas dos dois combustíveis em conjunto subiram 0,2% no trimestre face a igual período de 2016 para um total de 1,263 milhões de toneladas.

Os dados foram divulgados esta segunda-feira, 19 de Junho, pela Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas (APETRO).

O cenário foi semelhante nas vendas de gás de botija. Por um lado, as vendas trimestrais de gás butano recuaram 14% para 62 mil toneladas face a período homólogo. Por outro, as vendas de gás propano subiram 12% para 147 mil toneladas.

Já as vendas de gás auto subiram 3% para 8,1 mil toneladas no primeitro trimestre. Somando todo o gás petróleo liquefeito (GPL), as vendas subiram 3,5% para 217 milhares de toneladas no primeiro trimestre face a 2016.

Destaque para a quebra de 12% nas vendas de lubrificantes em Portugal para um total de 12 milhares de toneladas.



A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub