Imobiliário Mapa: Como os bancos continuam a aumentar a avaliação das casas  

Mapa: Como os bancos continuam a aumentar a avaliação das casas  

A avaliação bancária está a subir há 15 meses seguidos. E na sua região e cidade? Confira nos mapas do Negócios.

Não pára de subir o valor a que os bancos estão a avaliar as habitações em Portugal, no âmbito da concessão de crédito para compra de casa. Os dados revelados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística mostram que a avaliação bancária atingiu os 1.180 euros por metro quadrado, o que representa o valor mais elevado desde o segundo trimestre de 2008, período a que remontam os dados recolhidos pelo Negócios.

 

Foi o décimo quinto mês consecutivo de aumentos, o que ilustra como os preços das casas estão a aumentar em Portugal nos últimos tempos.

 

Além dos dados gerais para a média do país, que mostram esta tendência de crescimento, o INE também publicou os dados desagregados por regiões.

 

No mapa em cima pode ver os preços médios em Junho nas regiões NUTS III com dados publicados pelo INE. Ao clicar em cada região, pode observar a evolução dos preços desde o arranque de 2017.

 

Além dos dados desagregados por regiões, o INE publica também a evolução dos preços em 24 municípios de áreas predominantemente urbanas (ver mapa em baixo).

 

Faça zoom no mapa e seleccione o município que pretende analisar para ver a evolução dos preços nos últimos meses

 

No que diz respeito à variação homóloga por regiões, o Norte foi onde os preços mais subiram comparando com Abril de 2017.

pub