Indústria Pedro Queiroz Pereira, um empresário que teve sempre poder

Pedro Queiroz Pereira, um empresário que teve sempre poder

Pedro Queiroz Pereira esteve sempre no poder em Portugal. Era um dos maiores industriais. Morreu este sábado, 18 de Agosto.
Pedro Queiroz Pereira, um empresário que teve sempre poder
Bruno Simão/Negócios
Negócios 19 de agosto de 2018 às 10:48
Ao longo dos anos, Pedro Queiroz Pereira esteve na lista dos Mais Poderosos em Portugal. O empresário tinha poder. Era dos maiores industriais portugueses. Gostava de construir fábricas, dizia. Tentou ficar com a Cimpor, não conseguiu. A Cimpor desmembrou-se.

Tentou a Portucel. Ganhou a privatização. E tornou-a das maiores papeleiras a nível mundial. É hoje uma das principais exportadoras portuguesas. Isso foi tornando Pedro Queiroz Pereira maior, mais poderoso.

Embora fugindo dos holofotes, foi um dos principais protagonistas na queda do BES. Ricardo Salgado tentou ficar com a "sua" Semapa. Não conseguiu e caiu. E, por isso, nesses anos consolidou o poder em Portugal, do qual o Negócios dá conta desde 2010. 

Pedro Queiroz Pereira esteve sempre nessa lista.

Em 8.º nos Mais Poderosos de 2010

Em 10.º nos Mais Poderosos de 2011

Em 10.º nos Mais Poderosos de 2012

Em 11.º nos Mais Poderosos de 2013

Em 5.º nos Mais Poderosos de 2014

Em 5.º nos Mais Poderosos de 2015

Em 2015, Pedro Queiroz Pereira manteve o quinto posto. Escrevia-se: "É um dos mais poderosos empresários de Portugal. Teve o poder de ajudar a destruir o maior grupo português, GES, e revela uma agressividade empresarial que traz à memória a frase adaptada: 'quem se mete com PQP leva'. Está num dos mais rentáveis negócios do país e beneficiou da orientação exportadora da actual política económica. O seu poder tem características para ser imune às mudanças políticas em Portugal uma vez que os seus mercados são no estrangeiro. O investimento em Moçambique garante a perenidade e até a afirmação como o maior empresário português".

Em 8.º nos Mais Poderosos de 2016

Em 19.º nos Mais Poderosos de 2017






pub